Educação


Escolas municipais celebram a formatura do Proerd 2025 em duas noites de solenidade na Unoesc

Por: Sanny Borges 12/12/2025 às 17:11 Atualizado: 18/12/2025 às 20:13

Aproximadamente 750 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas das redes pública e privada do município de Xanxerê participaram, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Embaladas pelos policiais Santana e Carlos Gomes, instrutores do programa, as cerimônias ocorreram no Anfiteatro da Unoesc Xanxerê, completamente lotado por estudantes, professores, familiares e convidados.

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Educação, é parceira do programa, que contou com a participação de todas as escolas municipais que possuem turmas de 5º ano: EMEB Nossa Senhora Aparecida, EMEB Cirilo Dal’Óglio, EMEB Vista Alegre, EMEB Nery Giachini, EMEB Monteiro Lobato, EMEB Janete Cassol, EMEB Pequeno Príncipe, EMEB Pequeno Trabalhador, EMEB São Jorge e EMEB João da Cruz e Souza.

A primeira noite da formatura também marcou a celebração dos 25 anos do Proerd no Brasil, reforçando o compromisso do programa com a promoção de habilidades socioemocionais e a construção de uma cultura de paz, orientando crianças e adolescentes a dizerem não às drogas e à violência.

O prefeito Oscar Martarello destacou a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar. “É um programa que conta com todo nosso apoio e que faz um brilhante trabalho com estes jovens, guiando para o caminho do bem. Guardem este mascote para lembrar o quanto é importante estar longe de tudo aquilo que faz mal, especialmente das drogas.”

O vice-prefeito Adenilso Biasus parabenizou os formandos e destacou o papel transformador do Proerd. “É um programa maravilhoso, que nos ensina dignidade e o caminho do bem. Quero deixar esta mensagem a todos os jovens: aproveitem estes ensinamentos e levem para a vida a importância de estar longe das drogas”, enfatizou Biasus.

Além de receberem o certificado de conclusão, cada estudante ganhou um mascote do PROERD como lembrança. A noite também contou com sorteios de bicicletas, poupanças e a premiação das melhores redações produzidas pelos alunos das escolas participantes.

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.