Educação


Alunos da EMEB Pequeno Príncipe participam de projeto sobre “O Saber dos Mais Velhos”

Por: Sanny Borges 22/10/2025 às 16:38 Atualizado: 29/10/2025 às 20:58

As turmas do quinto ano da Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Príncipe participaram de mais uma atividade do projeto voltado aos saberes das gerações anteriores e a reciclagem de óleo de cozinha. A iniciativa busca orientar os alunos sobre a educação ambiental e o conhecimento repassado pelos avós.  

Desta vez, os alunos receberam a visita da senhora Ida Carla Trombeta, de 70 anos, que compartilhou lembranças da infância. Além disso, contou um pouco de como era a cidade de Xanxerê antigamente e sobre suas vivências ao longo da vida.

Durante a conversa, ela ensinou os alunos a produzirem sabão caseiro a partir do óleo de cozinha, repassando a receita tradicional utilizada por ela. Também explicando que, antigamente, as famílias produziam o próprio sabão usando, além do óleo de cozinha utilizado, soda líquida, detergente e álcool.

A atividade foi organizada pelos professores Thiago Bisolo, Zilda Debastiani e Marivete Vartha. As crianças puderam acompanhar todo o processo, participando ativamente da produção. A vivência reforçou os objetivos do projeto, promovendo a consciência ambiental, a memória cultural e o convívio intergeracional.

Foto: PMX

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.