Comunidade


Grupo de xanxerenses parte no próximo dia 27 para doar sangue em Chapecó; ainda há vagas

Por: Sanny Borges 20/01/2022 às 16:33 Atualizado: 27/01/2022 às 22:42
Fotos: Divulgação

No próximo dia 27 de janeiro, acontece a primeira coleta de sangue do ano da Campanha Doar Um Ato de Amor. Idealizada pelo Lions Clube Xanxerê, esta ação vem sendo realizada desde o ano passado no município e destina voluntários para doar sangue ao Hemosc de Chapecó, referência da região Oeste.

De acordo com Marileia Cordova, integrante do Lions Clube e uma das criadoras da campanha, em Xanxerê há 20 vagas por mês para doadores. Para o dia 27, 12 vagas já foram preenchidas. Os interessados em doar devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Xanxerê e agendar uma data.

“Todos os meses a Prefeitura de Xanxerê disponibilizará um ônibus, que levará os doadores até o Hemosc de Chapecó. Tem um funcionário na Secretaria de Saúde responsável por organizar esta agenda e, assim, garantir que sempre haja doação”.

Além do dia 27 de janeiro, nos dias 17 de fevereiro, 24 de março, 20 de abril, 19 de maio e 23 de junho, também haverá doação de sangue. Através dessa campanha, Xanxerê se tornou referência na região pela captação de doadores.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp


A campanha

Desenvolvida em meados de junho de 2020, a campanha tem como objetivo ajudar o Hemosc de Chapecó, para que sempre tenha estoque no banco de sangue. Marileia explica que somente o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, recebe por mês cerca de 300 a 400 bolsas de sangue. Por isso a necessidade de incentivar a população xanxerense a doar.

“Segundo o Hemosc, o HRSP tem uma necessidade grande de bolsas de sangue. É um hospital de referência e que realiza inúmeras cirurgias. A doação que é feita lá em Chapecó, vem para Xanxerê. Por isso precisamos aumentar a lista de doadores”, destaca.

Criada pelo Lions Clube Xanxerê, a campanha de doação de sangue conta com diversos colaboradores, entre eles Lions Clube inovação, Lions Clube Centenário, CDL, Acix, HRSP, JCI, Leo Clube e Secretaria de Saúde.

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.