Padre Marlo Tessaro assume como novo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, em Xanxerê
Foto: Francieli Côrrea
Desde o dia 1° de janeiro de 2022, o padre Marlo Tessaro assumiu a função de pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, em Xanxerê, ocupando o lugar do padre Claudir Meotti, que deixou o cargo em dezembro para assumir a Paróquia São Cristóvão, em Chapecó.
Natural de Coronel Freitas, padre Marlo já atua na missão sacerdotal há quase 19 anos. Ele conta que a escolha de se tornar padre está vinculada à comunidade em que viveu e cresceu, sempre sendo apoiado por todos ao seu redor, principalmente por sua família, a qual é muito ligada à igreja.
“Uma coisa que marca meu processo vocacional foi o espaço da vida comunitária. Quando temos um ambiente que nos anima e nos fortalece, principalmente o espaço comunitário com quem a gente convive, isso vai fazendo com que amadureça essa vocação. Eu diria que um dos principais espaços de motivação da minha vocação é esse espaço da comunidade de fé de onde eu cresci. Foi ali que fui me descobrindo dentro da vocação sacerdotal. Além disso, meus pais sempre tiveram participação e envolvimento, tive muito apoio e sustentação para seguir o caminho”, conta.
Tendo sido ordenado em 08 de fevereiro de 2003, pela Paróquia Santa Inês de Quilombo, padre Marlo permaneceu, em seus três primeiros anos de vida missionária, ligado à vida cotidiana de paróquias e, por mais 15 anos, esteve em funções ligadas à Diocese.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
“Cheguei em Xanxerê no início de 2021 para ajudar o padre Kleber e o padre Claudir. Antes disso, fiquei 18 anos em Chapecó. Após ser ordenado, permaneci os primeiros três anos ligado à Paróquia da Catedral, em Chapecó. Depois dos primeiros três anos, fui trabalhar em um seminário, onde fiquei cinco anos. Após isso, fui animador vocacional da Diocese por mais três anos. Ainda antes de vir para Xanxerê, eu fiquei por sete anos na Coordenação Diocesana Pastoral, uma função exercida junto com o bispo”.
Há pouco mais de um ano em Xanxerê, padre Marlo já esteve presente em inúmeras ações na sua antiga função de vigário paroquial. Para ele, a paróquia xanxerense é marcada pela intensa participação da comunidade e espera, agora como pároco, poder continuar com o trabalho já feito em Xanxerê e fortalecer ainda mais a ligação com os fiéis.
“A paróquia de Xanxerê é marcada pelo dinamismo, pela força da vivência da fé, seja pelo empenho das lideranças, seja pela participação do povo em geral. Me sinto muito feliz estando aqui. Desde que cheguei fui muito bem acolhido por todos da equipe paroquial, pelas lideranças e pelo povo. Essa acolhida é muito significativa e essa motivação de vivência de fé nos ajuda a manter-se animado”.
Para finalizar, padre Marlo ressalta que seu desejo é que todos possam continuar mantendo o fervor e a busca pela vivência da fé. Que ao longo dos próximos anos, a comunidade xanxerense e ele criem um laço e continuem ajudando uns aos outros.
“Que juntos possamos fortalecer nosso caminho. A mim cabe uma missão estando na paróquia, mas cada um tem sua própria missão. Através das comunidades da igreja, vamos seguir os passos de Jesus e conseguir viver nossa fé. Que todos nós que aqui estamos e formamos essa igreja, possamos manter firme a esperança e acima de tudo a alegria de viver nossa fé, seja nos espaços de encontro das nossas comunidades, seja também no cotidiano da vida, lá onde estamos realizando aquilo que às vezes é pequeno e simples, que nos parece sem tanto significado, mas que fará a diferença para muitas pessoas, pois se fizermos de maneira santa e colocar a nossa crença, fará uma grande diferença”, finaliza.
Padre Marlo será oficializado como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna no dia 09 de fevereiro, quando o bispo Dom Odelir José Magri, virá até Xanxerê realizar a celebração oficial do envio. Padre Cristiano assumirá a vaga de vigário paroquial, deixada por Marlo.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook