Agricultura


Vereador de Xanxerê entrega reivindicações à ministra da Agricultura durante sua visita a SC

Por: Francieli Corrêa 14/01/2022 às 11:20 Atualizado: 21/01/2022 às 17:42

Na última quarta-feira (12), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve em Chapecó, para ver de perto os efeitos da estiagem que tem prejudicado as comunidades rurais da região. Na oportunidade, o vereador xanxerense Evandro Berto (PP), que também é produtor rural, entregou à ministra uma pauta com reivindicações dos produtores de leite de Xanxerê e região. 

Segundo o vereador, “o setor está gritando por socorro, diante das sucessivas perdas em três estiagens.” Os pedidos são pela prorrogação das parcelas de investimentos; previsibilidade do preço nas indústrias; e que seja recriada a taxa antidumping do leite importado, para defesa do produtor catarinense.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

A passagem por Chapecó fez parte de um roteiro de visitas pelas áreas do centro-sul do país atingidas pela estiagem, percorrido pela ministra. Uma equipe de técnicos do Ministério, da Conab, Embrapa e representantes do Banco Central, Banco do Brasil e do Ministério da Economia integraram a comitiva, que esteve em propriedades e se reuniu com lideranças de produtores locais, além de prefeitos e parlamentares representantes dos estados.

“Viemos ver de perto, conversar com os produtores e lideranças dos estados para realizar o levantamento in loco e levar para Brasília as informações necessárias que nos ajudarão a definir ações de curto, médio e longo prazo. É preciso pensarmos também na safra de inverno, saber sua viabilidade e avaliar a possibilidade de outras culturas mais seguras como alternativa”, declarou Tereza Cristina.

Em Santa Catarina, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a região Oeste do estado apresentou de 20% a 40% da média histórica de chuvas para o mês de dezembro. E as chuvas dos meses de setembro e outubro não foram suficientes para recuperar os aquíferos, sendo o armazenamento de água no solo insuficiente para manter os mananciais em condições adequadas. (Com informações do Ministério da Agricultura) 


* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram 
* Curta nossa página no Facebook


ÚLTIMAS NOTÍCIAS