Telemedicina Xanxerê completa 100 dias com mais de 2.700 atendimentos realizados
Nesta quinta-feira (15), o serviço de Telemedicina em Xanxerê celebra um marco significativo: 100 dias de atuação no município. Lançado no dia 05 de fevereiro, o serviço já contabiliza 2.715 consultas médicas realizadas de forma online, oferecendo uma alternativa segura, ágil e gratuita de acesso à saúde pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o Telemedicina Xanxerê se consolidou como mais uma porta de entrada ao sistema municipal de saúde, permitindo que a população possa ser atendida por um profissional médico sem sair de casa, especialmente em casos de baixa e média complexidade, conforme regulamentação da Resolução CFM nº 2.227/2018.
Segundo a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o serviço representa um avanço significativo na qualidade e na ampliação do cuidado em saúde. “O Telemedicina Xanxerê é uma grande conquista para todos os xanxerenses. Mais um serviço disponível, que contribui para um atendimento cada vez mais fácil, ágil e oportuno”, afirmou.
Entre os principais sintomas e situações que podem ser atendidas pelo serviço estão dores leves, sintomas gripais, suspeitas de dengue ou COVID-19, além de alergias e quadros crônicos que demandam a renovação de receitas, inclusive de medicamentos de controle especial (exceto receituário do tipo B, de cor azul, cuja emissão é proibida por telemedicina no Brasil).
De acordo com a responsável pelo serviço de Telemedicina em Xanxerê, diretora técnica da Secretaria da Saúde, Ana Luiza Carvalho, o médico que realiza o atendimento também pode solicitar exames laboratoriais, conforme a necessidade clínica do paciente.
No entanto, casos mais graves como traumas e sintomas de falta de ar, desmaios ou convulsões, assim como a necessidade de exames de imagem ou encaminhamentos para especialidades, continuam sendo atendidos exclusivamente pelas unidades de saúde presenciais.
A secretária de Saúde destaca ainda que a implantação do serviço está em sintonia com outros avanços promovidos pela gestão municipal na área da saúde, como a criação de três novas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) no último ano – nos bairros Leandro, Bortolon 2 e Esportes 2 – que reforçam o atendimento nos territórios e aproximam os serviços da comunidade.
“Seguimos firmes no propósito de modernizar, ampliar e qualificar os serviços de saúde pública, reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar de toda a população xanxerense”, finaliza Francis Mara Zago Pegoraro.
Como funciona
Para ter direito a esse serviço, é necessário ser morador de Xanxerê e estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde. Caso a pessoa nunca tenha consultado, terá que ir pessoalmente até a UBS de referência que atende ao bairro em que reside.
Para quem já tem cadastro e precisa fazer a consulta, basta acessar o site telemedicinaxanxere.ailine.com.br pelo celular ou computador. Para fazer o login, é necessário informar o CPF e, na primeira vez, usar como senha os seis primeiros dígitos do CPF. Depois, se preferir, é possível criar uma nova senha nas configurações. É preciso ler e aceitar os Termos de Uso para continuar.
Em seguida, é preciso escolher a opção Pronto Atendimento Médico e ativar a câmera e o microfone para a videochamada. Além disso, ao acessar o site para a consulta, o paciente deverá preencher as informações sobre os sintomas e para quem é a consulta.
Durante a consulta, o médico pode indicar o tratamento, prescrever receitas e até solicitar exames, quando necessário.
Foto: PMX