Xanxerê


Defesa Civil apresenta Plano de Contingência e prepara Xanxerê para simulado

Por: Sanny Borges 14/05/2025 às 15:27 Atualizado: 16/05/2025 às 01:31

A Defesa Civil de Xanxerê deu um importante passo na preparação do município para situações de emergência. Na tarde de terça-feira (13), o órgão apresentou o novo Plano de Contingência Municipal em reunião no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai). O encontro reuniu representantes das instituições que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), reforçando a integração entre as forças de segurança, secretarias e entidades de apoio.

O documento, detalhado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, e pelo coordenador regional, Luciano Peri, estabelece diretrizes para prevenir, mitigar e responder a desastres naturais como enchentes e deslizamentos. “Nosso objetivo é fortalecer a cooperação entre todos os órgãos e aprimorar a capacidade de resposta de cada equipe”, destacou Luzzi.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, elogiou a elaboração do plano e destacou a importância em aprofundar o conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos por cada entidade, para que o mesmo tenha êxito. “No caso da administração municipal, é necessário que cada secretaria saiba seu papel, pois isso é fundamental para que a resposta seja ágil e mais assertiva possível. A gente fica sempre na torcida de que nada grave aconteça, mas, ao mesmo tempo, temos que estar preparados para saber como agir em caso de desastres naturais que vierem a atingir o município”, disse o prefeito.

O Plano ficará disponível no site da Prefeitura de Xanxerê para que a comunidade conheça o conteúdo e envie sugestões. Após as contribuições populares, o documento será submetido à aprovação, em audiência pública, e transformado em norma municipal por meio de decreto.

Simulado geral acontece domingo

Como parte das ações de preparação, neste domingo, dia 18, das 8h às 17h, Xanxerê participará do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, organizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O município foi o primeiro da região da Amai a aderir à iniciativa, que ocorrerá simultaneamente em diversas cidades catarinenses.

O bairro Santos Dias, mapeado como zona de risco, será o cenário para a simulação de um deslizamento de terra, exigindo a evacuação de moradores e o seu transporte seguro até um abrigo estruturado. Participam da operação a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, além de todas as secretarias municipais de Xanxerê. Entidades como Lions, Rotary, CDL e CDLF também integram a força-tarefa.

Durante o exercício, haverá fechamento de vias, controle de tráfego, transporte coletivo para deslocamento dos moradores e ações educativas com distribuição de cartilhas e folhetos informativos. “Este é um exercício fundamental para que a população e todas as instituições saibam como agir em um desastre real”, enfatizou Ronaldo Luzzi. “A primeira resposta sempre parte do município. Se necessário, o Estado e a União entram em apoio, mas é essencial que estejamos prontos”, finalizou o coordenador municipal da defesa civil.

A expectativa é de que o simulado fortaleça a cultura de prevenção em Xanxerê e reforce a confiança da comunidade nas equipes de resposta a emergências.

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.