Xanxerenses se dedicam ao incentivo à doação de sangue
Foto: Lions Clube Xanxerê
Com a chegada do período de férias, os hemocentros de todo o país sempre registram uma diminuição significativa no estoque de sangue. Diante disso, o Lions Clube Xanxerê, junto de outras entidades do município, está desenvolvendo uma campanha de doação de sangue ao Hemosc de Chapecó, desde o ano passado.
De acordo com Marileia Cordova, integrante do Lions Clube e uma das idealizadoras da campanha, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, recebe por mês cerca de 300 a 400 bolsas de sangue. Diante dessa necessidade, o clube viu a importância de incentivar a população xanxerense a doar.
“Segundo informações do Hemosc de Chapecó, o HRSP recebe uma quantidade alta de bolsas de sangue. Para ajudar, o município disponibiliza o transporte e leva em média 20 doadores por mês. Apesar da população estar se mobilizando, precisamos aumentar ainda mais a lista de doadores, para que possamos ter flexibilidade de substituir alguns que, por motivos de saúde, não conseguem ir”, destaca.
Marileia participa do clube há mais de três anos, formada em enfermagem, ela conta que possui uma questão pessoal para ajudar o Hemosc a captar novos doadores de sangue. “Tive um caso de câncer na família, no qual meu pai ficou 11 anos enfermo e veio a falecer por leucemia. Vivi na pele a dificuldade de conseguir doadores. Meu pai era sangue negativo, um dos mais raros. Quando entrei no Lions, fiquei sabendo que o clube possuía uma pasta sobre saúde e foi aí que surgiu o projeto de doação de sangue em Xanxerê”.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
O principal objetivo da campanha é de ajudar o Hemosc de Chapecó, para que sempre tenha estoque no banco de sangue. Marileia explica que alguns meses do ano são mais difíceis de conseguir doadores, principalmente nos meses de férias. Além disso, ela cita que a pandemia também se tornou um obstáculo na doação.
A xanxerense ressalta que todos os tipos de sangue devem ser doados, pois existem inúmeras pessoas com tipagem sanguínea diferente necessitando de uma doação com urgência. “Algumas pessoas perguntam qual é a tipagem de sangue que deve ser doada e eu digo que toda a tipagem de sangue existente deve ser doada, afinal nenhum sistema de saúde funciona sem estoque de sangue. Precisamos de anjos que se tornem doadores, pessoas que possam doar um pouco da sua vida e fazer a diferença para quem necessitar. Eu digo que se você doar, você ajuda e se você não pode doar, por motivos de saúde, você pode ajudar na divulgação da campanha e assim, se tornar um captador de doadores”.
Em Xanxerê, há quatro datas por mês em que o município disponibiliza transporte para Chapecó. Os interessados em doar devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Xanxerê e agendar uma data. Através desta campanha, Xanxerê já se tornou referência na região pela captação de doadores. Seja um doador!
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook