Casan emite comunicado sobre desabastecimento de água em Xanxerê
A Casan emitiu um comunicado, na tarde desta quinta-feira (23), sobre o desabastecimento de água em todos os bairros de Xanxerê, entre hoje e sexta-feira (24). Segundo a companhia de águas e saneamento, devido às altas temperaturas dos últimos dias, foram necessárias manobras operacionais para adequação do fluxo de vazão e pressão do sistema de abastecimento, prejudicando o fornecimento.
A companhia afirma que o restabelecimento se dará de forma gradual a partir das 08h de amanhã, com previsão de normalização do fornecimento de água até o meio-dia.
> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp
Na semana passada, a Casan divulgou orientações para o consumo econômico de água, destacando que o nível do Rio Ditinho, que abastece a cidade de Xanxerê, está crítico. Por isso, o pedido é para que toda população realize o consumo racional de água, com o mínimo de desperdício possível.
Por conta do alto consumo e das altas temperaturas, acrescidos à falta de chuvas, a companhia já advertia para a falta de água na rede em algumas horas do dia, especialmente nos pontos mais altos do município.
Outra orientação da Casan é que cada imóvel tenha uma caixa d’água de pelo menos 500 litros, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), ou o suficiente para abastecer 200 litros/dia por morador. Assim, havendo necessidade de manutenções na rede de abastecimento ou unidade de captação, é possível continuar com água por um período de 24 horas.
Economia de água
- Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
- Evite lavar o carro neste período
- Evite banhos demorados
- Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
- Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
- Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!