Greve dos trabalhadores das universidades e instituições federais se encaminha para o fim
Professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há quase três meses. O termo de acordo foi fechado no nesse domingo (23) e será assinado na quarta-feira (26). Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se iniciou na segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.
A proposta apresentada pelo governo - acatada pelo Comando Nacional de Greve - foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que representa os trabalhadores do Instituto Federal de Santa Catarina, divulgou uma nota sobre o aceite às propostas do governo Lula e a suspensão da greve após as assinaturas dos termos de acordo.
Segundo o sindicado: "Dentre as principais conquistas destacamos a recomposição orçamentária das nossas Instituições Federais de Ensino (IFEs) que, apesar de ainda insuficientes, só ocorreu por conta da mobilização de servidoras e servidores. Não por acaso, também foi aprovado no Senado o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para nós, trabalhadores(as) da Educação, a recomposição orçamentária e a política de investimento nas instituições públicas é fundamental para o exercício de nossas atividades profissionais.
Confira AQUI a nota na íntegra.
Calendário Acadêmico do IFSC
O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião de segunda-feira (24) a retomada do Calendário Acadêmico Unificado (CAU), até então suspenso em função da greve dos servidores. Pela deliberação do Consup, o calendário será retomado a partir desta quinta-feira (27), com prazo máximo correspondendo à data de encerramento da greve que deverá ser definida pela assembleia do Sinasefe-SC marcada para esta quarta-feira.
O Consup irá realizar reunião extraordinária em 8 de julho para discutir ajustes no CAU em função do período de suspensão.
Novos cursos
Os conselheiros aprovaram a criação de dois novos cursos. A especialização em Aprendizagem Ativa e suas Metodologias, do Câmpus Araranguá, será ofertado a distância a partir do primeiro semestre de 2025, com 40 vagas por turma e duração de 18 meses. Já o técnico em Gastronomia subsequente ao ensino médio, do Câmpus Florianópolis-Continente, é um ajuste de nomenclatura do técnico em Cozinha, atendendo atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Foi autorizada também a suspensão do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, do Câmpus Florianópolis, em função da priorização da oferta do curso de Engenharia Civil.
Acesso, permanência e êxito
Foi aprovado também, mediante ajustes sugeridos pelos conselheiros, o Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (PEAPEE), documento elaborado para rever e atualizar planos anteriores de 2006 e 2018. O documento tem o objetivo de promover o acesso de estudantes à instituição, sua permanência e o êxito escolar, por meio de diversas ações institucionais como mapeamento de ações e projetos, diagnósticos e implementação de programas e projetos na área. O PEAPEE foi aprovado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em abril e prevê, no cronograma de implantação, ações até outubro deste ano.