Chuvas


Enchentes no RS: veja como e onde doar em Xanxerê

Por: Sanny Borges 08/05/2024 às 10:16 Atualizado: 15/05/2024 às 22:50

O estado do Rio Grande do Sul está enfrentando, há mais de uma semana, um dos piores desastres climáticos da história. Entidades, empresas, forças de segurança e a sociedade em geral têm se mobilizado para ajudar as vítimas atingidas pelas enchentes.

Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no final da tarde de terça-feira (7), até o momento, foram registradas 95 mortes, 131 pessoas desaparecidas e há 207,8 mil pessoas fora de suas casas, sendo 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).

Ainda segundo o boletim, dos 497 municípios gaúchos, 401 registraram alguma ocorrência relacionada às fortes chuvas dos últimos dias. Ao todo, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas.

Doações

Diante da situação, diversas campanhas de doações estão sendo realizadas para ajudar as vítimas das enchentes.

Em Xanxerê, a população pode contribuir com as campanhas “Xanxerê Solidária”, promovida pela Câmara de Vereadores e entidades locais, e “Amai Solidária”, promovida pela Associação dos Municípios do Alto Irani.

As campanhas intensificam o pedido de doações preferencialmente de itens de acomodação, alimentação e higiene e limpeza.

As doações de moradores podem ser realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares, Arena Ivo Sguissardi, Parque da Femi, supermercados, Centro Comunitário do bairro dos Esportes e Câmara Municipal de Xanxerê.

Além disso, as doações de valores financeiros podem ser feitas através do pix [email protected] ou então diretamente no canal disponibilizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a chave pix CNPJ 92.958.800/0001-38.

Há ainda outras campanhas de arrecadação de dinheiro sendo realizadas pela internet, através das quais a população pode ajudar com qualquer valor.

No entanto, há também golpistas se aproveitando da situação e criando chaves Pix semelhantes às das campanhas. Por isso, independente da campanha para qual se queria doar, é importante ficar atento na hora de digitar a chave Pix e conferir o nome e o banco para onde está sendo enviado o dinheiro.

Foto: Carlos Fabal/AFP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.