Chuvas


Com profissionais e equipamentos, SC presta auxílio ao RS desde o início das chuvas

Por: Francieli Corrêa 08/05/2024 às 08:20 Atualizado: 15/05/2024 às 16:56

Desde que o Rio Grande do Sul começou a ser afetado pelas fortes chuvas dos últimos dias, o governo de Santa Catarina mobilizou equipes das secretarias de Estado da Proteção e Defesa Civil, da Saúde e da Segurança Pública, por meio das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, para ajudar o estado vizinho. O resultado é uma verdadeira força-tarefa.

“É uma cadeia de solidariedade, de apoio, de torcida, para que a gente possa ajudar de verdade. A batalha não está nem no meio ainda. O povo de Santa Catarina olha pro lado sempre, a gente ajuda, a gente acolhe as pessoas”, frisa o governador Jorginho Mello.

CBMSC atuando na busca e resgate na cidade de Canoas (RS). O bairro de Mathias Velho foi um dos mais atingidos. Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Na última terça-feira (7), uma das ações de destaque foi a logística organizada por Santa Catarina para fazer o transporte de medula óssea de um doador no Canadá para a realização de um transplante em um paciente gaúcho. O envio da medula óssea envolveu a logística da SC Transplantes e o transporte aéreo.

Ainda na área da saúde, já seguiram para o Rio Grande do Sul, 484 bolsas de hemocomponentes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Somente na segunda-feira (6), foram enviadas 390, em duas ações realizadas pelo governo catarinense. Tudo fruto da solidariedade das pessoas que compareceram aos postos de doação de sangue e contribuiu com a iniciativa.

Foto: Divulgação/SES

Santa Catarina também está presente na linha de frente de salvamento e ajuda humanitária. Até o momento, quase 2.800 pessoas e 377 animais foram resgatados por bombeiros ou policiais militares catarinenses.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já está com a segunda equipe de Força-Tarefa (FT) em terras gaúchas. No total, são 47 bombeiros, 4 cães de busca, 12 viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, 2 caminhões, 1 mini-escavadeira, 1 quadriciclo, equipamentos para resgate em áreas deslizadas e drones.

Polícias

Em outra frente, a Polícia Militar de Santa Catarina também auxilia o povo gaúcho com 1 guarnição do comando aeronáutico, com o Águia 07 e 1 guarnição da Polícia Militar Ambiental. A Polícia Civil também está presente com 11 policiais em apoio aos trabalhos de resgate, sendo 6 policiais civis em solo e mais a equipe do SAER Fron, em 1 helicóptero.

A Polícia Científica também enviou 9 Policiais Científicos, que vão ajudar na identificação das vítimas. Além disso, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa está representada por 30 policiais penais para auxiliar nas unidades do sistema prisional gaúcho.


Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil também presta solidariedade auxiliando em duas áreas fundamentais: planejamento e execução das operações. Para isso foram destacados quatro profissionais para ajudar na logística do envio de auxílio humanitário para as cidades atingidas pelas chuvas, além de três veículos 4×4 para acesso a áreas alagadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.