Educação


Escolas estaduais de Xanxerê e região aderem à paralisação

Por: Sanny Borges 23/04/2024 às 10:46 Atualizado: 30/04/2024 às 12:30

Iniciou nesta terça-feira (23), em todo o estado catarinense, a paralisação das atividades nas escolas estaduais. 

Durante os últimos dias, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) realizou mobilizações pelas escolas do estado e uma conversa com o governo do Estado, o qual não apresentou nenhuma proposta para as pautas que estão sendo reivindicadas, conforme esperava o sindicato.

Entre os pontos em destaque, pautados pela categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com extensão a todos os profissionais da educação.

De acordo com o coordenador do Sinte regional de Xanxerê, Mário Harres, todas as escolas estaduais de Xanxerê estão com quadro de greve, funcionando com horários diferenciados e com 80% das atividades paralisadas.

“Recomendamos aos pais e alunos que entrem em contato com as escolas e que se informem com a direção sobre os horários. Além disso, também dialoguem com os professores para saber os motivos da greve”, ressalta o coordenador.

Ainda de acordo com ele, 13 municípios da regional de Xanxerê aderiram à greve, sendo mais de 400 professores parados.

Nesta terça-feira, primeiro dia de greve, um ato político deve acontecer nas regionais espalhadas por todo o estado. Em Xanxerê, a concentração acontece a partir das 14h, no Salão Paroquial Senhor Bom Jesus, na rua Papa João XXII, Centro, atrás da Igreja Matriz, em frente ao Ceja.

Em greve da educação, Governo chama o Sinte/SC para audiência

O Governo do Estado chamou o Sinte/SC para uma audiência nesta terça-feira, às 10h30, no Centro Administrativo em Florianópolis. A reunião acontece no primeiro dia de greve dos trabalhadores da educação e a previsão é de que o Secretário de Administração, Vânio Boing, receba os representantes do sindicato.

Os professores e demais servidores da rede estadual decidiram pela greve iniciada hoje, por tempo indeterminado, no dia 4 de abril, em uma assembleia que reuniu mais de 5 mil pessoas, segundo os organizadores.

A greve iniciou hoje e já conta com a adesão de 30% dos trabalhadores do magistério catarinense.

*Foto ilustrativa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.