Política


Câmara de Xanxerê inicia sessões de abril com mudanças em bancadas

Por: Sanny Borges 10/04/2024 às 15:19 Atualizado: 17/04/2024 às 18:01

Depois de alguns dias sem sessão por conta da mudança do sistema de gerenciamento legislativo da Câmara Municipal de Xanxerê, os vereadores voltam a se reunir nesta quarta-feira (10) para a primeira sessão ordinária do mês de abril.

A novidade da sessão será a troca de cadeiras que modificou as bancadas no legislativo municipal. Os vereadores Altair Rossato (Dentinho) e Vilmar do Som, deixaram o Podemos e o Republicamos para se filiarem ao Progressista e ao MDB, respectivamente. Com as trocas, o MDB voltou a ter a maior bancada na Câmara com três vereadores, enquanto o PL, PP e PT estão com dois vereadores cada partido.

Com o fechamento da janela eleitora e as mudanças de siglas dos vereadores, algumas comissões do legislativo terão que ser reajustadas por obedecer a proporcionalidade, conforme determina o regimento interno da Câmara Municipal de Xanxerê. A troca deve ser sugerida pelo presidente já na sessão desta quarta-feira.

Câmara aprovou reposição para servidores municipais

Na última semana, durante a troca de sistema, os vereadores realizaram duas sessões extraordinárias curtas para aprovar dois importantes projetos de lei.

O Projeto de Lei Ordinária nº 06/2024 que autorizou o Poder Executivo Municipal a Conceder Reposição Salarial aos Servidores Públicos Municipais. O projeto precisava ser aprovado de forma urgente para que pudesse ser incluído a reposição ainda na folha de abril.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 03/2024, de autoria do Presidente do Legislativo, vereador Cabo Oliveira, que fixou os subsídios do prefeito municipal, vice-prefeito, dos vereadores e dos secretários municipais de Xanxerê, para o período de 01/01/2025 a 31/12/2028.

O projeto foi apresentado em respeito a lei eleitoral e ao regimento interno da Câmara de Vereadores, que determina que seis meses antes da eleição é necessário a fixação dos subsídios, dos referidos agentes políticos, para a legislatura seguinte. Os salários de todos não sofreram alterações, a não ser os reajustes legais determinados pela lei.

Foto: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.