Educação


Região Amai tem agora um Currículo Regional do Ensino Fundamental para anos iniciais

Formação realizada pela associação teve duração de 80 horas
Por: Francieli Corrêa 03/12/2021 às 16:15 Atualizado: 03/01/2022 às 13:55

Professores da rede municipal de ensino de toda região Amai participaram de uma intensa formação promovida pela associação. Com início em setembro, o curso para formação do currículo do ensino fundamental, anos iniciais, teve 10 encontros quinzenais, totalizando 80 horas de formação. O conteúdo foi ministrado pela consultora educacional, Claudia Maria da Cruz. Claudia é de Curitiba e atua na área educacional há 30 anos, destes, oito anos com assessorias.

“Nesses encontros tratamos de todos os elementos que compõem o currículo com a finalidade de finalizar a formação com elaboração de um currículo regional. Já temos a base nacional, estadual, e agora temos a regional que vai subsidiar a construção dos currículos municipais que serão elaborados e complementados em cada município”, explica Claudia.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Claudia destaca que Santa Catarina é destaque nacional pela organização através das associações e que o trabalho de regionalização fortalece a educação.

“Santa Catarina é muito organizada através das associações e assim conseguem organizar as construções regionais. Tem estados que não têm, como no Paraná, de onde venho. Aqui temos essa diferenciação do trabalho coletivo, que é o mais importante, se apoiar, ajudar e atuar de forma cooperativa. Nos nossos encontros se discutiu a importância de se ter uma base regional e que seja atendida a obrigatoriedade de seguir o currículo”, pontua.

Essa foi a primeira formação de maior público realizada no ano, pela Amai, devido às restrições da covid-19. A coordenadora de formação, Fernanda Bertotto destaca que desde o início da pandemia, a associação tem trabalhado na mudança de perfil dos cursos para que pudesse continuar atendendo os municípios, em segurança e respeitando as normas relacionadas à pandemia.

“Este foi o último evento do ano. Fechando as formações, e também foi a primeira grande formação presencial de 2021. Foi uma formação bem longa, um trabalho muito bacana. Pois houve muita interação e debate para construção”, comentou.

Um dos destaques do curso foi em relação à língua inglesa, em que os professores criaram do zero o currículo para ser aplicado nas escolas. Visto que não havia um modelo e formato previsto dentro do nacional. Segundo Fernanda, a intenção do colegiado para 2022 é trabalhar também a construção do currículo dos anos finais.

Durante os encontros alguns grupos e artistas se apresentaram. No encerramento, o grupo de dança do Colégio Aparecida, de Xanxerê, apresentou uma coreografia, através do edital João Afonso.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.