Blogs e Colunas


Opinião em Pauta
Opinião em Pauta

O que você repetiria no próximo ano?

22/12/2023 às 10:31
Foto: Daniel Zimmermann

*Por Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios

Quando chega dezembro é comum refletir sobre como foram os últimos 12 meses e prometer (para si mesmo) que no próximo ano fará algo melhor - seja na dedicação aos estudos, no gerenciamento das finanças e do tempo, no cuidado com a saúde ou na busca por crescimento profissional. É bom querer sempre melhorar, mas se não colocar os pensamentos em prática, vai acabar apenas repetindo a mesma promessa quando o ano seguinte acabar. 

A reflexão sobre conquistas e metas não deve se limitar a uma mera contemplação das intenções, mas, sim, evoluir para a ação concreta ao longo do tempo. Afinal, o desenvolvimento pessoal e profissional requer a implementação de estratégias tangíveis. Para empreendedores e profissionais que buscam excelência em suas carreiras, cada dia se revela uma oportunidade de avaliar progressos, aprender com desafios, ajustar estratégias para um desempenho aprimorado e iniciar algo novo.

Não precisa esperar o último mês do ano chegar. Se em 2023, você empresário ou liderança buscou inovação para manter a relevância no mercado; monitorou de perto as finanças da empresa; realizou análises regulares para identificar áreas de melhoria; promoveu o desenvolvimento de sua equipe;  soube avaliar o desempenho dela; e criou e aproveitou as oportunidades de networking, provavelmente, vai encerrar o ano sabendo que fez o mínimo e está satisfeito agora. 

Se enquanto profissional buscou identificar e desenvolver habilidades relevantes para sua área de atuação; estabeleceu metas pessoais alcançáveis e as colocou em prática; conseguiu ampliar sua rede de contatos profissionais; manteve-se atualizado das tendências e desenvolvimentos relevantes para a sua área; aceitou os feedbacks; soube gerenciar seu tempo; e aprendeu com seus desafios e fracassos, certamente termina o ano melhor do que começou.

Ao chegar dezembro, quem se dedicou à implementação consistente de planos e metas terá mais a comemorar do que a lamentar. Cada pequeno passo ao longo dos dias contribui para a construção de um alicerce sólido, preparando-o para desafios ainda mais ambiciosos no futuro. Nesta época do ano, é fundamental orgulhar-se do que foi iniciado na vida, sem sentir a necessidade de uma mudança radical no próximo ano, mas sim podendo afirmar: "Posso continuar por este caminho."

Dito isso, questiono: o que você realizou em 2023 que deseja perpetuar em 2024?


MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.