Blogs e Colunas


GUIA AÎ
GUIA AÎ

Turismo e o cenário atual

26/01/2022 às 10:07


Completando quase 700 dias desde o primeiro caso de covid-19 no Brasil, percebemos que o turismo retomou a passos largos nesta temporada de verão. 

Não se sabe ainda se o aumento da circulação de turistas deve-se a canseira acumulada de tantos meses sem poder “passear livremente” e depois receber olhares de censura por estar disseminando a pandemia, ou se realmente a segurança advinda da vacinação em massa deixou as pessoas mais confortáveis para se divertirem e finalmente aproveitarem as famosas férias de verão. 

De veras o que temos certeza é que o turismo emite sinais de sobrevivência, gerando expectativa positiva para os empresários do setor,  expandindo o fôlego  não só da economia, que viveu dias de angustia submissa a um respirador, mas também da população que volta a acreditar que é possível viver livre de angustias, livre de medos, livre de culpas e preparada para conectar-se a um novo modo de viver. 

Com a trégua no cenário epidemiológico do covid-19(mesmo com aumento de casos  é notório que as internações estão em baixa) no sentimos à  vontade para criar essa coluna e falar de turistas e de turismo, dos destinos catarinenses e dar dicas de roteiros regionais do Grande Oeste.   

Todas as pesquisas feitas entre 2020 e 2021 sobre o perfil dos destinos mais procurados, apresentam resultados que tendem para destinos próximos de casa e  ainda que sejam ligados a natureza. Bom, se é natureza que a gente quer, então BEM PERTINHO aí ou aqui teremos várias dicas para te dar. 

Aproveitando que o momento ainda nos pede um pouco cautela, mas nos permite planejar novas viagens ou pequenas “escapadas” de fim de semana, surgiu  a ideia do “Guia aî”. 

Na próxima semana vamos falar um pouco sobre o perfil das 13 regiões turísticas de Santa Catarina!

Eu sou Elisiane Silveira, gestora de turismo, apaixonada por viagens e por novos destinos e você pode contar comigo para ser teu “Guia aî” !

___________________________________

Sou Elisiane Silveira! Professora, viajante, apaixonada por patrimônio, vivências e novas experiências. Diretora de turismo de Xanxerê/SC.  Fui Conselheira Estadual de Turismo de Santa Catarina de 2019 a 2021, onde coordenei a Câmara de Legislação e Fomento ao Turismo. Conselheira de Turismo da Fecomércio/SC. Gestora técnica de Turismo da IGR Grande Oeste. Conselheira do Núcleo de Fronteira/ SC/ BR/ UY. Fui presidente da IGR Grande Oeste de 2019 a 2021 e a primeira interlocutora de turismo regional de Xanxerê. Formada em Artes Visuais, com pós em patrimônio Histórico pela Universidade Federal de Pelotas e em metodologia da Arte. Atualmente cursando Gestão em Turismo. Minha experiência é voltada a implantação de políticas públicas voltadas ao Desenvolvimento econômico através do Turismo e projetos para o setor público.  Carrego comigo a essência deste saber:" Dessa vida só se leva, os amigos que fizermos, os lugares que conhecermos e os sabores que experimentaremos”.



MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.