Blogs e Colunas


Bastidores da Política
Bastidores da Política

DORIA OU LEITE? Tucanos de Xanxerê participam hoje das prévias

21/11/2021 às 19:10


O domingo (21) é de eleição para um dos principais partidos do país. O PSDB realiza as prévias para a escolha do seu candidato à Presidência da República em 2022.

A disputa promete ser acirrada entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), os grandes favoritos e o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio que corre por fora. Os três viajaram o país nos últimos meses em busca de apoio.  

Em SC, desde o início da campanha prenominou o apoio das principais lideranças para o atual governador do Rio Grande do Sul,  Eduardo Leite. Nomes como Dalirio Beber, Leonel Pavan, Marcos Viera e os principais prefeitos do partido em cidades como Concórdia, Joaçaba, Caçador e Xanxerê estão com o governador gaúcho. O Xanxerense, Gelson Merisio, ex- deputado estadual e que foi candidato ao governo de SC, nas últimas eleições, também percorreu o estado atuando como uma espécie de coordenador da campanha de Eduardo Leite.

Para votar, os filiados precisaram fazer um cadastro antecipado em um aplicativo, criado pelo partido. Mesmo tendo no Brasil mais de 1 milhão de filiados, pouco mais de 40 mil fizeram o cadastro. Em SC são cerca de 1.200 que poderão votar.

Em Xanxerê, os tucanos pelo jeito não se empolgaram muito, pois pouco mais de uma dezena fizeram o cadastro. Pelo que apurou a Reportagem do TSX, quase todos estão com o Governador do Rio grande do Sul, entre os quais o prefeito, Oscar Martarello; o presidente municipal do partido, Pericles Vicini; o ex-vereador Olnear Ceccato; e o empresário e ex-candidato a vice-prefeito em 2008, Jelder Bavaresco. Pelo menos de forma oficial ninguém manifestou apoio para Dória ou Virgilio.

A votação encerra às 17h e caso nenhum candiato obtenha mais do que 50% dos votos, vai ocorrer uma nova votação no próximo domingo (28) entre os dois primeiros colocados.

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.