Tradicional x-polenta será destaque novamente na ExpoFemi 2024
Participando há mais de 20 anos da ExpoFemi, o restaurante O Costelão estará presente na edição de 2024 com diversas novidades irresistíveis. Além do já conhecido e amado x-polenta, outras iguarias à base de milho serão destaque no cardápio.
De acordo com Christian Rafael Conterato, responsável pelo Restaurante O Costelão, empresa encarregada pela produção do x-polenta, a iguaria – desde a sua criação –, sempre foi muito procurado pelos visitantes da feira.
“É impossível ir para à ExpoFemi e não comer um x-polenta. A recepção e expectativa do público pela iguaria durante a feira é muito grande e a cada ano que passa conseguimos produzir cada vez mais. Na última edição, em 2022, passamos por uma reformulação na entrega do produto e agora ele é feito em grande escala e entregue em embalagens térmicas. Dessa forma conseguimos atender muito mais pedidos e com a mesma qualidade de sempre”, explica.
Na edição de 2024, x-polenta será vendido pelo valor de R$ 35,00. Além disso, o restaurante oferece outros pratos à base de milho, como a polenta mole no pote com acompanhamento de molho de frango ou de carne bovina à bolonhesa.
Também estará disponível no cardápio o milho no pote com manteiga e o milho recheado com opções de molho de frango desfiado ou de carne bovina à bolonhesa.
Já as novidades para a edição de 2024 serão o picolé de milho, sorvete de milho e suco de milho. Além disso, para os amantes de petiscos haverá, ainda, as porções de polenta frita, batata frita e mini pastel.
“Faça o convite da nossa família do Restaurante O Costelão, que esse ano completa 30 anos em Xanxerê e 24 anos de participação na ExpoFemi. Convidamos todas as famílias xanxerenses e da região que venham prestigiar a feira e que não deixem de provar as delicias que levaremos, em especial o x-polenta. Venham, tragam sua família, divirtam-se, alimentem-se bem, todos serão muito bem recebidos”, convida Christian.
O restaurante O Costelão na ExpoFemi fica localizado na Casa do Milho, próximo ao Monumento do Milho. Com um espaço especial para os visitantes, o restaurante possui um deck com choperia, proporcionando um lugar agradável para relaxar e aproveitar a feira.
O restaurante estará aberto todos os dias da ExpoFemi, seguindo os horários de funcionamento do parque até o início dos shows.
A origem do x-polenta
Christian conta que a ideia da criação do x-polenta surgiu através da Escola de Pais, durante a 9ª edição da feira. Segundo ele, a escola foi responsável pela produção do prato em apenas uma edição da ExpoFemi. Após isso, a produção passou a ser feita exclusivamente pelo Restaurante O Costelão, que reformulou o prato.
“A escola nos passou a missão de continuar o legado e, com a ajuda da minha mãe, reformulamos o que vinha sendo feito. O formato ficou o mesmo, mas mudamos o tipo de hambúrguer, o jeito da montagem do prato e de como era feita a polenta. Desde então, o restaurante está presente na ExpoFemi fazendo o x-polenta”, explica.
Em 2023, segundo Christian, foi realizado o registro da marca X-POLENTA®. Agora, apenas o restaurante O Costelão possui os direitos do nome da iguaria. “Outras pessoas podem tentar fazer parecido, mas não podem chamar de x-polenta. É uma marca que agora está em Xanxerê, que representa a cidade e não pode ser usada em nenhum outro local sem a nossa autorização”, finaliza.
Fotos: Divulgação/O Costelão