Comunidade


Quarta-Feira de Cinzas marca o início da quaresma e da Campanha da Fraternidade

Por: Francieli Corrêa 14/02/2024 às 09:31 Atualizado: 21/02/2024 às 11:07
'Quarta de Cinzas', aquarela de Julian Fałat, feita no século 19/Domínio público

A Quarta-Feira de Cinzas, que neste ano é celebrada neste 14 de fevereiro, marca o fim das folias de carnaval e o início de um período de profunda reflexão e transformação para os cristãos. Essa data simboliza o início da quaresma, um tempo litúrgico que atualmente estende-se por 44 dias e antecede a Páscoa. 

O dia é marcado pela tradição da imposição das cinzas, símbolo da mortalidade e do arrependimento. Na testa dos fiéis, o sacerdote traça uma cruz com as cinzas, lembrando-os da finitude da vida e convidando-os a um caminho de conversão interior.

A quaresma é um tempo de jejum, oração e caridade, convidando os fiéis à revisão de vida, à penitência e ao encontro com Deus. É um período propício para o desapego das coisas materiais, para a prática da caridade e para a intensificação da fé.

Na igreja matriz de Xanxerê uma missa foi realizada na manhã de hoje e outras estão programadas para a noite: 


Campanha da Fraternidade

Também inicia hoje a Campanha da Fraternidade, por parte da igreja católica, que neste ano tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, conforme passagem da bíblia, segundo São Mateus 23,8. 

Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: 

  • incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; 
  • impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
  • a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

A Campanha da Fraternidade completa 60 anos em 2024, com o propósito de ser uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Ela iniciou em 1962 na arquidiocese de Natal (RN) e só a partir de 1964 passou a ser realizada em todo o país. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.