Saúde


HRSP oferece atendimento diferenciado a pacientes indígenas com visita de Kujá

Por: Francieli Corrêa 23/01/2024 às 09:02 Atualizado: 30/01/2024 às 23:56

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) atende a maior reserva indígena do estado de Santa Catarina. São mais de seis mil indígenas das etnias Kaingang e Guarani, provenientes dos municípios de Ipuaçu, Entre Rios e Abelardo Luz.

Como parte das iniciativas adotadas pela instituição para contemplar e garantir os direitos dos povos indígenas, o HRSP recebeu nesta semana a visita da Kujá (lê-se Kuian), Matilde Koito, de 70 anos. Na cultura indígena, o Kujá desempenha o papel de sábio, curandeiro e líder espiritual, que produz remédios naturais e faz orações de cura.

Na primeira visita aos indígenas internados no HRSP, Matilde Koito, portadora desse conhecimento ancestral, falou da alegria em ser convidada para orar no hospital. Segundo ela, o conhecimento é um dom de Deus.

"Foi uma alegria ser convidada para vir ao Hospital Regional São Paulo e fazer orações para os indígenas que estão internados. Me sinto muito feliz em ajudar. Deus tem me dado saúde para contribuir”, destacou a Kujá.

Rildo Mendes, assessor de projetos HRSP para Assuntos Indígenas, ressalta o compromisso da instituição em proporcionar uma atenção diferenciada aos indígenas.

“A presença da Kujá é vista como uma forma de transmitir amor através da espiritualidade e da língua indígena, fortalecendo a conexão cultural. Além da atuação da Kujá, o HRSP conta com colaboradores indígenas em diversos setores, buscando integrar o ambiente hospitalar à realidade dessas comunidades”.

A gerente de atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, destaca a importância de oferecer respeito à cultura indígena. "Entendemos que é muito importante proporcionar momentos de oração e cuidado especial para todos os pacientes. Nosso foco é garantir o melhor atendimento, respeitando os costumes e proporcionando um ambiente acolhedor desde a recepção até os procedimentos, inclusive no fornecimento de alimentos que fazem parte da cultura indígena," afirmou Fabíula.

Fotos e vídeos: HRSP | Edição: TSX


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.