Agricultura


Cigarrinha e excesso de umidade estão contribuindo para a baixa produtividade do milho

Por: Juliano Fontana Arno 17/01/2024 às 11:31 Atualizado: 24/01/2024 às 17:45

O primeiro boletim do ano do Programa Monitora Milho SC informa que a média populacional da cigarrinha-do-milho no Estado está em torno de 70 insetos por armadilha por semana, uma média de 10 insetos capturados a cada dia. “A infectividade por fitoplasma-do-milho é de 53% e o vírus-do-rayado-fino foi detectado em 60% das amostras analisadas”, informa Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri/Cepaf responsável pelas análises.

A cigarrinha-do-milho é um inseto que é vetor das doenças do complexo de enfezamentos (enfezamento-vermelho, enfezamento-pálido e virose-da-risca), capazes de comprometer substancialmente as safras de milho. No início de 2021 foi criado o Comitê de Ação Contra a Cigarrinha-do-milho e Complexo de Enfezamentos, reunindo membros das seguintes instituições: Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Esse comitê implantou o Programa Monitora Milho SC, com o objetivo de acompanhar as populações e a infectividade da cigarrinha-do-milho no Estado, por meio de pontos de monitoramento instalados em lavouras catarinenses.

Além disso, Jeferson João Soccol, engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri Xanxerê, relata que as chuvas torrenciais estão contribuindo para o surgimento de doenças folhares e acarretando perca de rendimento no cereal destinado à silagem.

"O grande volume de chuva facilita o surgimento de doenças folhares, como manchas. Nas plantações percebe-se que as folhas estão amareladas, principalmente as da parte de baixo da planta. Isso vai reduzir a qualidade da silagem. Além disso, as chuvas dificultaram o pendoamento. Nesse estágio é necessário que o pólen chegue a espiga e o excesso de umidade prejudica essa etapa", finaliza.

Foto: Divulgação/Epagri

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.