Saúde


HRSP realiza mutirão neste sábado para revisão de marcapassos

O objetivo é garantir a saúde cardíaca de pacientes de 80 municípios da região Oeste de Santa Catarina
Por: Francieli Corrêa 13/01/2024 às 08:23 Atualizado: 20/01/2024 às 11:29

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) realiza neste sábado (13), a desde às 7h30min, um mutirão de revisão de marcaspassos. A ação visa atender a uma demanda significativa de revisões que ficam pendentes devido à redução do Plano Operativo, garantindo assim a continuidade dos atendimentos e mantendo a excelência nos serviços prestados. 

O mutirão acontecerá no Setor de Imaginologia do HRSP (na ala nova do hospital), onde cinco médicos estão atendendo os pacientes previamente agendados por meio do NIR e Secretarias de Saúde de municípios de toda a região Oeste. O hospital organizou os horários de chegada dos pacientes, divididos por municípios. A intenção é evitar aglomerações e garantir um fluxo contínuo de atendimentos. 

A iniciativa está sendo coordenada pela equipe de Cirurgia Cardiovascular do HRSP em parceria com o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que trabalha para gerenciar de maneira eficiente a ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Eveline Geller, enfermeira coordenadora do NIR, a previsão é atender entre 150 e 180 pacientes durante o mutirão.

"A equipe de Cirurgia Cardiovascular do HRSP comprometeu-se a zerar essa demanda em um único dia. Cinco profissionais altamente significativos presentes para realizar as revisões necessárias e garantir o pleno funcionamento dos marcaspassos", destaca Geller.

Um dos profissionais à frente do mutirão é o cirurgião cardiovascular,  Leonardo Lacava Lopes. "O mutirão da revisão do marcapasso tem como objetivo principal não permitir a desassistência de qualquer paciente portador de marcapasso região do Oeste de Santa Catarina, que porventura você esteja sem acompanhamento técnico adequado. Também é um gesto da nossa equipe no sentido de conscientizar pacientes e gestores de saúde da importância do acompanhamento desses pacientes o qual não é restrito apenas no momento do implante. E sobretudo, reforçar a posição do HRSP no combate e vigilância permanente quanto a Insuficiência Cardíaca a qual podemos chamar do mal do século 21," afirma Dr. Lopes.

Atualmente o HRSP é Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular para todo o grande Oeste catarinense – atendendo 85 municípios da região e abrangendo aproximadamente 900 mil pessoas.

Fotos: HRSP

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.