Educação


Eleição para diretores das escolas estaduais de SC acontece entre domingo e segunda

Das 45 escolas espalhadas pelos 14 municípios compreendidos pela regional de Xanxerê, 25 participam da escolha do Plano de Gestão Escolar entre os dias 3 e 4 de dezembro. Ao todo, mais de 800 escolas catarinenses terão a votação
Por: Francieli Corrêa 30/11/2023 às 10:48 Atualizado: 07/12/2023 às 22:34

Entre domingo (3) e segunda-feira (4) ocorre a escolha dos Planos de Gestão Escolar (PGE) para as escolas estaduais de Santa Catarina (eleição dos diretores). A votação é realizada em cada unidade escolar e podem votar alguns alunos, pais e profissionais da educação. A consulta dos PGEs pode ser realizada no portal Webgesc. O plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos, na gestão de 2024 até 2027.

A coordenadora regional de educação de Xanxerê, Michelle Vacaro Barbieri, destaca que a participação da comunidade é muito importante.

“O governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação prezam pela presença e participação da família na escola e nesse momento é de suma importância a família estar e se fazer presente. Exercer o voto além de ser um direito é fundamental no processo democrático. Uma vez que alunos, pais e comunidade vão até a escola, votam no PGE que se assemelha mais à realidade da UE e que vem ao encontro dos anseios da comunidade, sem dúvida alguma todo o caminhar dos quatro anos será de sucesso, pois a maioria dos segmentos decidiu por tal escolha, assim temos a convicção que no trabalho final quem ganha é o aluno”, destaca a coordenadora. 

A regional de Xanxerê compreende 14 municípios e 45 escolas. Desse total, em 25 acontece a escolha do Plano de Gestão Escolar. No município de Xanxerê existem 11 escolas estaduais. 

“Portanto, participar da apresentação e da defesa dos PGE's da escola de seu filho é de extrema importância. Fique atento às datas, que devem ocorrer entre os dias 29, 30 e 01/12 para as apresentações e defesa dos PGE's e no domingo ou na segunda-feira compareça até a escola e exerça seu voto”, enfatiza Michelle.

Quem pode votar:

Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio;

Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (professor, especialista em assuntos educacionais, assistente técnico pedagógico e assistente de educação);

Um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar, menores de idade. 

A votação acontece no domingo das 8h às 17h e na segunda-feira das 7h às 20h.  Haverá uma urna para cada segmento nas 25 unidades escolares que terão eleição para a escolha do Plano de Gestão Escolar na regional de Xanxerê. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.