Educação


Senai Xanxerê recebe Programa Jovens Líderes

Por: Sanny Borges 27/11/2023 às 16:37 Atualizado: 04/12/2023 às 23:18

Buscando incentivar, treinar e desenvolver jovens para o empreendedorismo, o Senai Xanxerê, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), sediou na última semana a visita dos jovens participantes do Programa Jovens Líderes.

Desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix) e Unoesc Xanxerê, com apoio do Senai Xanxerê, o projeto é ofertado de forma gratuita para alunos do ensino médio de escolas públicas do município. 

O coordenador do programa Fábio Ambrósio, a consultora de Núcleos da Acix Adriana Musa das Chagas, o coordenador do Núcleo Master Roberto Carlos Meneguzzi e o responsável pelo programa na Unoesc Gustavo Damshi, também estiveram presentes no evento.

Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Senai Xanxerê e acompanhar os professores e alunos nas aulas práticas desenvolvidas nos laboratórios, podendo compreender as atividades técnicas e profissionalizantes oferecidas pela instituição. Além disso, a professora da Faculdade UniSenai, Jucely Kintschner, ministrou a palestra “Profissional do Futuro”, onde abordou os principais desafios e possibilidades para os jovens no mercado de trabalho.

O coordenador de operação do Senai Xanxerê, Willi Robert Sobotka, reforçou a importância da ação para apresentar diferentes perspectivas aos jovens do município. “Mostrar nossos trabalhos e aulas práticas é uma maneira de prospectar e despertar o interesse em carreiras de área técnica. Estamos sempre de portas abertas para contribuir para a formação de mão de obra especializada para nossas indústrias”, afirmou Sobotka destacando o compromisso da instituição com a qualificação de profissionais para o desenvolvimento da indústria local.

Conheça o programa

Neste primeiro ano, o projeto atende estudantes do terceiro ano do Colégio Costa e Silva. As atividades iniciaram em junho e serão concluídas em dezembro, com um total de 13 encontros. Entre os temas abordados com os jovens estão conceito de liderança, planejamento estratégico, comunicação, educação financeira, gerenciamento de tempo, conflito e estresse. Ainda, aprendem sobre líderes que inspiram, com participação ativa de lideranças da comunidade e empresários de sucesso, e fazem visitas técnicas a instituições e empresas.

O programa tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por carreiras técnicas e fornecer informações sobre as oportunidades profissionais oferecidas pelo Senai. Para as novas turmas de 2024, o Senai Xanxerê mantém o compromisso com a parceria, fortalecendo o projeto com oportunidades de treinamento gratuito aos participantes.

Senai em Xanxerê

O Senai é uma das entidades da Fiesc, que congrega ainda o Sesi, o IEL e o Ciesc. A unidade de Xanxerê é uma das mais dinâmicas e bem equipadas do Sistema Fiesc. Dispõe de uma área total construída de 2.500 metros quadrados e um corpo docente formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio.

O Senai está presente em Xanxerê há 34 anos onde capacita e requalifica pessoas do município e região, com cursos voltados para os setores das indústrias e focados nas novas tecnologia e na indústria 4.0. Nesses anos de trajetória já formou mais de 40 mil alunos.

*MB Comunicação

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.