Recicla Xanxerê coleta mais de 8 toneladas de produtos
Cuidar do mundo, dar exemplo e fazer a destinação correta. Mais de oito mil quilos de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, toner e cartuchos de impressoras, mais de 900 lâmpadas entre fluorescentes, incandescentes e LED, aproximadamente 400 kg de vidro e 62 litros de óleo de cozinha usado foram coletados durante o Recicla Xanxerê, realizado no dia 11 de novembro.
A ação é uma iniciativa do Sesi e Senai, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), através do programa “Eu Voluntário”, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix) e a empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó (REC).
A campanha é promovida anualmente. Nesta edição, a inovação foi o formato da divulgação que foi realizada sem panfletos, de maneira limpa, por meio de redes sociais, rádios e sites de notícias. A REC, responsável pela destinação dos produtos, entregou simbolicamente mudas de flores às pessoas que entregaram produtos.
O Coordenador de Operações do Senai Xanxerê, Willi Robert Sobotka, destacou que o objetivo do evento é de incentivar e auxiliar a comunidade a destinar corretamente materiais inutilizados, como o lixo eletrônico.
“Buscamos, cada vez mais, conscientizar para que as pessoas criem o hábito de descartar corretamente esses materiais. Estamos satisfeitos com o resultado da campanha, pois a comunidade aceitou a proposta e trouxe os equipamentos”, comentou.
Segundo Sobotka, a demonstração de que a campanha está consolidada é o engajamento da comunidade. "A reciclagem é uma prática importante para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento econômico. Por isso, é gratificante ver que a destinação correta de materiais eletrônicos está se tornando uma prática cada vez mais comum em Xanxerê. Tanto as pessoas quanto as empresas aguardam o evento Recicla Xanxerê e cobram sua realização."
A REC dá destino correto a todos os resíduos gerados pelo desmanche dos produtos, tendo como meta resíduo zero. É uma das poucas empresas no Estado que detém autorização ambiental específica para a área de reciclagem de eletrônicos. Localizada na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, a sede abriga o armazenamento e a triagem dos materiais coletados.
O Recicla Xanxerê ocorre há 18 anos. Neste período, estima-se que foram arrecadadas mais de 100 toneladas de equipamentos. O programa “Eu Voluntário” mobiliza pessoas e empresas para atuação social, conectando voluntários com projetos sociais visando melhorar a vida de pessoas mediante as oportunidades de inclusão educacional e de bem-estar.
Fotos e informações: MB Comunicação