Cultura


Prefeitura de Xanxerê lança marca turística-cultural através do programa "Visite Xanxerê"

Por: Sanny Borges 17/11/2023 às 17:38 Atualizado: 24/11/2023 às 19:12

A Prefeitura de Xanxerê deu um importante passo para promover a cultura local e impulsionar o turismo na região com o lançamento da marca turística-cultural através do programa "Visite Xanxerê" na noite desta quinta-feira (16). O projeto, que teve início em 2021 e se estendeu até 2023, capacitou 11 artesãos locais por meio da designer gráfica Silvia Baggio.

O lançamento oficial da coleção é um significativo marco para os artesãos locais e para a comunidade em geral. O evento contou ainda com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que demonstrou apoio e parceria ao disponibilizar-se a intermediar com seus associados para comercializarem as peças produzidas pelos artesãos.

O principal objetivo da parceria entre a marca turística-cultural e a CDL é valorizar a cultura e a iconografia local, fortalecendo a identidade da cidade e atraindo visitantes interessados em conhecer não só a produção artesanal de Xanxerê, mas também a gastronomia e atrativos locais. Essa iniciativa busca estimular o comércio local, ao mesmo tempo em que valoriza e preserva a cultura e tradições do nosso município. 

A assessora de Planejamento Institucional do município, Elisiane Silveira, que coordenou o projeto desde o início do seu desenvolvimento, ressalta que as peças produzidas pelos artesãos durante o programa "Visite Xanxerê" são únicas e refletem a diversidade e a história do município, são carregadas de afeto e dedicação. "A capacitação oferecida pela designer gráfica Silvia Baggio permitiu o desenvolvimento de novas técnicas e aprimoramento das habilidades dos artesãos, resultando em um catálogo de produtos de alta qualidade e originalidade”.

A expectativa é que as peças produzidas pelos artesãos de Xanxerê estejam disponíveis em breve nas lojas do comércio local, para que sejam facilmente acessíveis aos turistas e moradores da cidade.

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.