Bombeiros


Bombeiros de Xanxerê se deslocam para a região do Vale do Itajaí

Equipe da força-tarefa do 14º BBM vai auxiliar no atendimento às vítimas das chuvas que afetam cidades catarinenses
Por: Francieli Corrêa 06/10/2023 às 09:36 Atualizado: 13/10/2023 às 20:48

O 14º Batalhão de Bombeiros Militar, de Xanxerê, enviou oito bombeiros integrantes da sua força-tarefa para o município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, para auxiliarem no trabalho de socorro às vítimas das enchentes e enxurradas provocadas pelas chuvas dos últimos dias. 

O efetivo leva consigo duas caminhonetes 4x4, embarcações a motor e um bote inflável (além de materiais e equipamentos) para atuar em pontos de alagamento e em ocorrências diversas relacionadas às intempéries climáticas. Toda a região do Vale do Itajaí  está em alerta máximo. 

“De forma preventiva, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já mobiliza esse efetivo militar, com especialização em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, para apoiar no atendimento à população em locais mais críticos”, informou o 14º BBM. 

Integram a equipe de Xanxerê o tenente Éros, sargento César, cabos Nogueira, Silva e José e os soldados Felipe, Fitzgerald e Albino.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue acompanhando a situação da chuva no estado, que iniciou na terça-feira (3). Até o momento foram atendidas 136 ocorrências relacionadas com o evento climático, segundo os socorristas.

Acionamento de equipes especializadas

Também, até agora, foram acionadas duas equipes de força-tarefa, 10 e 14, dos batalhões de São José e Xanxerê, especialistas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), para reforço nos atendimentos em Rio do Sul. Além disso, o Batalhão de Operações Aéreas manterá o helicóptero Arcanjo 3 na região de Rio do Sul para suporte e o helicóptero Arcanjo 1 estará em Blumenau, reforçando as equipes na região do Vale do Itajaí. 

As outras 13 FTs e o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) da corporação estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento, quando necessário. 

Estragos causados pela chuva

Até o momento, Santa Catarina registra estragos em pelo menos 60 cidades, sendo que cerca de 20 municípios já decretaram situação de emergência. Estradas estão interditadas e aulas foram canceladas em algumas cidades. Uma pessoa morreu ao tentar atravessar uma área alagada no Alto Vale do Itajaí.

Eventos de grande porte como a Festa do Imigrante, de Timbó, e a Oktoberfest, de Blumenau, foram suspensos temporariamente.

A previsão é de mais chuva para todo o estado nos próximos dias, com alto o risco para para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais. Veja aqui a previsão do tempo para hoje.

Fotos: CBMSC

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.