Segurança Pública


Prisões e buscas realizadas pela Dpcami de Xanxerê mais que dobraram em 2023

Por: Francieli Corrêa 28/09/2023 às 11:25 Atualizado: 05/10/2023 às 16:09

Ações de conscientização para denúncia de casos de violência doméstica colaboram para intensificar esses dados, segundo a Polícia Civil 

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Xanxerê (Dpcami/Fron), divulgou nesta semana os números de mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos desde janeiro deste ano até o dia 27 de setembro, através de dados oficiais da PCSC.

Desde o início do ano, a Dpcami cumpriu 24 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão, um aumento de 380% e 466,67%, respectivamente, comparado com os dados do mesmo período do ano de 2022 (cinco mandados de prisão e três mandados de busca cumpridos).

A diferença é ainda maior quando comparado ao mesmo período do ano de 2021, que teve quatro mandados de prisão e um mandado de busca cumpridos. De acordo com o delegado regional de Xanxerê, Vinícius Buratto Iunes, os números são reflexos do intenso trabalho que a equipe da Dpcami vem realizando.

A especializada tinha como uma de suas metas para este ano o aumento destes cumprimentos de ordens judiciais, principalmente por atuar com casos sensíveis como violência doméstica e crimes contra vulneráveis que demandam uma atuação constante da Polícia Civil. 

As ações de conscientização para denúncia de casos de violência doméstica colaboram para intensificar esses dados, destacando as campanhas do Agosto Lilás e da Operação Shamar, que aconteceram nos últimos 60 dias, e do projeto Mulher Segura, que amplia a divulgação dos canais de denúncia e registros de ocorrência da PCSC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.