Edição do Bazar Rosa 2023 da RFCC de Xanxerê é aberta neste sábado (23)
A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Xanxerê inicia neste sábado (23), a campanha Outubro Rosa 2023, com a abertura do tradicional Bazar Rosa, onde são comercializados diversos itens como camisetas, canecas, guarda-chuvas, entre outros produtos com o tema da campanha. Esta edição ocorre já na nova sede da entidade, localizada na rua Adélia Bodanese, nº338, no Bairro dos Esportes (em frente à AABB).
“Convidamos toda a população de Xanxerê e região para visitar o nosso bazar. Conheçam o nosso espaço e adquiram nossos produtos, que além de ajudar na conscientização utilizando o lenço, o bóton, a camiseta… ainda está ajudando financeiramente a nossa Rede Feminina. Estamos precisando muito da ajuda da comunidade”, destacou a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, Edi Winckler de Bettio.
O bazar fica aberto durante todo o mês de outubro na sede da RFCC, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h. Mas, especialmente neste sábado, ele será realizado das 8h30 às 12 e das 13h30 às 17h.
No dia 30 (sábado), serão realizadas edições especiais do bazar nos supermercados Brasão e Super Gentil Victória, das 8h30 às 18h30, e na praça em frente ao Sesc (Chafariz), das 8h30 às 12h. E no dia 7 de outubro (sábado), o bazar volta a ser realizado nos supermercados, no mesmo horário, e na praça Tiradentes, das 9h às 17h.
“Nesse espaço [na nova sede] onde está funcionando o bazar do Outubro Rosa, depois que inauguramos oficialmente a sede, vai funcionar um bazar permanente, onde vamos comercializar roupas novas e usadas, em ótimo estado de conservação, e alguns itens de artesanato também”, comenta Edi.
Novos casos de câncer no Brasil
Segundo a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 704 mil casos novos de câncer no país para cada ano do triênio 2023-2025. As regiões Sul e Sudeste devem concentrar a maior parte dos casos - cerca de 70% da incidência.
Ainda de acordo com o Inca, o segundo tumor maligno mais incidente no Brasil é o de mama feminina (10,5%), superado apenas pelo de pele não melanoma (31,3% do total de casos). Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.
“O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas, principalmente as mulheres, sobre a importância do autocuidado, diante das estimativas do Inca. Nós mulheres temos que nos cuidar, fazendo o autoexame, a consulta médica e fazendo o exame preventivo do câncer ginecológico que tem nas unidades de saúde do município”, alerta a presidente da RFCC de Xanxerê.
A RFCC de Xanxerê também está oferecendo palestras gratuitas sobre prevenção ao câncer para empresas, escolas e entidades. Para agendar uma palestra basta entrar em contato com a sede pelo telefone (49) 99964-0828.