Defesa Civil emite nota meteorológica sobre calor intenso para Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma Nota Meteorológica sobre o calor intenso previsto para o estado. De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, nos próximos dias, uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme e com predomínio de sol em Santa Catarina.
A partir desta segunda-feira (18), uma região de alta pressão atmosférica, associada ao intenso transporte de calor do norte do país, favorece o desenvolvimento de uma onda de calor em Santa Catarina, com temperaturas que devem ultrapassar os 30°C durante as tardes em grande parte do estado. Na tarde desta segunda (18), são esperadas temperaturas acima dos 35°C no litoral catarinense.
Apenas na terça-feira (19), há condições para pancadas de chuva, fazendo com que as temperaturas se mantenham em torno dos 25°C aos 28°C na porção central e entre 30°C e 32°C nas demais áreas. A partir da quarta-feira (21), as temperaturas se elevam gradualmente.
A partir da quinta-feira (21), as máximas ficam entre 32 e 35°C na maior parte do estado, podendo se aproximar dos 38°C no Extremo Oeste. O pico do calor deve ocorrer nas tardes de sábado e domingo (23 e 24), quando as temperaturas ultrapassam os 35°C em praticamente todas as regiões. No Oeste, Norte e pontos do litoral, as máximas podem se aproximar dos 40°C.
Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 30%. Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta, também, risco de queimadas, principalmente no Grande Oeste.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 para o Corpo de Bombeiros Militar ou 190 para a Polícia Militar.