HRSP promove ação comunitária na Praça Tiradentes no encerramento da XII Semana de Cardiologia
A XII Semana de Cardiologia do Hospital Regional São Paulo (HRSP), será finalizada nesta sexta-feira (15), com uma ação para a comunidade, na Praça Tiradentes, no Centro de Xanxerê, a partir das 14h.
Durante o evento, a população contará com orientações avançadas de uma equipe multidisciplinar do hospital, em parceria com a Unochapecó, que inclui nutricionista, médico, enfermagem, fisioterapeuta e psicologia.
Também será possível realizar aferição de sinais vitais e teste de glicemia. Para isso, o hospital firmou parceria com o Senac, através do curso técnico de enfermagem. Haverá ainda aula e orientação de alongamento e pilates, com a professora Gisele Alves, da Viva Melhor Estética e Pilates.
“É uma ação que visa aproximar o colaborador do paciente. Nossa intenção é que a população venha, receba as orientações, conheça um pouquinho das atividades que estaremos proporcionando. Esperamos toda a comunidade”, destacou a vice-coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Hospital Regional São Paulo, Ana Paula Tosati.
Ao longo da semana o HRSP proporcionou outras atividades alusivas à Semana de Cardiologia, período dedicado à promoção da saúde cardíaca e à conscientização sobre a importância de cuidar do coração.
“Contamos com diversas atividades voltadas tanto para o público do hospital, que são os colaboradores que atendem os pacientes cardíacos, através de orientações e treinamentos, quanto para o público externo, que pôde participar conosco”, explica Ana Paula.
HRSP é Centro de Referência em Cardiologia
Há poucas semanas a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinou uma portaria autorizando a habilitação do HRSP como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular – sendo o primeiro hospital do grande Oeste a ter essa habilitação. Com essa decisão, procedimentos que até então eram realizados somente no Instituto de Cardiologia, em Florianópolis, passarão a ser realizados no HRSP, à exemplo do CDI (Implante de Cardioversor com Desfibrilador).
Até então, o HRSP era habilitado como Unidade Hospitalar em Alta Complexidade Cardiovascular. No mês de maio, a instituição foi autorizada (pela Portaria Nº568, do Ministério da Saúde), nos serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos e agora, com a nova habilitação (como Centro de Referência em Alta Complexidade), a instituição passa a oferecer agilidade na realização de procedimentos que antes precisavam ocorrer na grande Florianópolis.