Geral


Câmara de Vereadores de Xanxerê realiza reunião para discutir campanha de arrecadação

A ação tem o objetivo de ajudar as pessoas afetadas pelo ciclone que passou pela região Sul
Por: Sanny Borges 08/09/2023 às 17:26 Atualizado: 15/09/2023 às 22:48

A Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê realiza, na próxima segunda-feira, 11 de setembro, uma reunião de emergência e convida todos os representantes de entidades para participar.

O objetivo é discutir uma campanha de arrecadação de materiais de higiene, limpeza, roupas, calçados, cama, banho, água mineral e alimentos não perecíveis para ajudar as pessoas afetadas pelo ciclone desta semana, em especial a região do Taquari, no Rio Grande do Sul.

A reunião será realizada às 9h30, no Plenário da Câmara de Vereadores, localizado na rua Rui Barbosa, 238, no Centro de Xanxerê.

Ciclone

A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou pelo menos 41 mortos no estado até esta sexta-feira (8). De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, o maior número de vítimas foi registrado em Muçum, cidade a 157 km de Porto Alegre, onde foram encontrados 15 corpos. Outros 10 municípios registraram vítimas.

Até o momento, 46 pessoas estão desaparecidas: são 30 pessoas em Muçum, oito em Lajeado e oito em Arroio do Meio. Mais de 10 mil pessoas estão fora de casa devido às inundações. A Defesa Civil calcula que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil.

Ajuda

Na manhã da última quarta-feira (6), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), no atendimento aos cidadãos atingidos pelo ciclone. A corporação catarinense foi autorizada a deslocar pelo governador Jorginho Mello, após a solicitação de ajuda realizada pela corporação gaúcha.

De Santa Catarina foram empregados 21 bombeiros militares especialistas, pertencentes as equipes de Forças-Tarefas dos batalhões de Itajaí, Tubarão, São José, Xanxerê e Rio do Sul. Foram deslocadas, ainda, seis viaturas 4x4, um caminhão de abastecimento, além de cinco bombeiros militares do batalhão de operações aéreas e o helicóptero Arcanjo 1.

Da região Oeste, o tenente Gomes (Xanxerê), a Soldado Daiane (Xanxerê), o cabo Michel (Xaxim) e o soldado Albino (Abelardo Luz) participam da operação.

Foto: marcelocaumors/Instagram

*Com informações G1 RS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.