Geral


Reservatórios da Casan passarão por vistoria geral

Por: Sanny Borges 08/09/2023 às 13:39 Atualizado: 15/09/2023 às 16:26

O diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, determinou na tarde de quinta-feira (7), que todos os reservatórios da companhia deverão passar por uma sequência de vistorias gerais em até cinco dias úteis, terminando no dia 14 de setembro.

A Casan tem aproximadamente 1.030 reservatórios instalados pelo estado. Ao todo, 483 são de concreto, material do reservatório rompido na madrugada do dia 6, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. O segundo material mais utilizado é o de fibra de vidro, seguido pelo aço inoxidável, pelo polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV) e pelo aço vitrificado.

Os reservatórios da Casan são aliados importantes para garantir a segurança hídrica em Santa Catarina, sobretudo diante de emergências, períodos de estiagem e de alta temporada turística. Anualmente, eles passam por limpeza e higienização conforme norma interna, além de acompanhamento de sua condição física pelos setores operacionais.

Novas instalações

Só no primeiro semestre de 2023, a companhia instalou 90 novos reservatórios e, até o fim de 2024, serão instalados mais 141, totalizando 88 milhões de litros de água. As instalações acontecem em 118 dos 194 municípios atendidos pela Casan e correspondem a um aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado.

Os reservatórios que entrarão em operação nos próximos meses também trazem uma mudança tecnológica no material das estruturas. A Casan está fazendo uma transição das estruturas de concreto (8 unidades instaladas, adquiridas em contratos anteriores) para materiais mais duráveis e resistentes. Esses novos materiais são o aço inoxidável (131 unidades novas a serem instaladas até ano que vem), aço vitrificado (62 unidades novas até ano que vem) e polímero reforçado com fibra de vidro (30 unidades novas até ano que vem).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.