Diretoria do Sinte/SC visita Xanxerê e região para discutir reivindicações do magistério
Desde abril, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Estadual de Santa Catarina (Sinte/SC) vem organizando atos e assembleias regionais e estaduais para reivindicar direitos. Uma das principais demandas do sindicato é o aumento dos salários para os professores da rede estadual.
No próximo dia 12 de setembro acontece em Florianópolis a Assembleia Estadual da Educação. De acordo com o Sinte/SC, o magistério está em estado de greve e, caso não haja uma proposta do governo estadual acerca das melhorias reivindicadas para a categoria até a data, haverá, então, o início da greve.
De acordo com Mario Harres, coordenador da regional de Xanxerê, durante esta quarta-feira (6), a direção estadual do Sinte/SC visitou escolas da região Amai para dialogar com o magistério sobre as pautas e reivindicações exigidas. Além disso, mobilizar os professores para a assembleia estadual.
“Estamos na iminência de uma greve. No dia 12 vamos definir se vamos ou não de fato entrar em greve. Se até lá o governo não apresentar nenhuma proposta para a educação básica de Santa Catarina, a partir do dia 13 estaremos, de fato, em greve”, ressalta Mario.
Entre as pautas cobradas pelo sindicato estão a revogação do desconto de 14% dos aposentados, realização de concurso público para todos os cargos, pagamento do piso na carreira e descompactação da tabela salarial, reajuste do vale alimentação, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e liberação das licenças para mestrado e doutorado.
"Temos uma série de problemas no magistério catarinense e um desses problemas é acerca do pagamento do piso salarial na carreira de forma correta. Todo ano, quando tem aumento do piso, o governo complementa o valor de quem está no início da carreira e quem está no meio ou no final, que é o professor de carreira e que deveria ser valorizado, não recebe aumento nenhum. Dessa forma, reivindicamos para que esses aumentos do piso sejam pagos em todas as carreiras", explica Mario.
Ele destaca, ainda, que para o dia 12 de setembro a previsão é de que pelo menos 30 escolas estaduais da regional de Xanxerê estejam fechadas. Além disso, cerca de 60 profissionais da região estarão em Florianópolis para a assembleia.
Fotos: Divulgação/Sinte