Saúde


Novembro azul atrai mais homens aos consultórios médicos para cuidarem melhor da saúde

Urologista de Xanxerê destaca importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de próstata
Por: Sanny Borges 13/11/2021 às 16:27

Com a chegada do mês de novembro ganham destaque as ações de alerta sobre as doenças que afetam o público masculino, principalmente em relação ao câncer de próstata. O Novembro Azul tem como principal objetivo promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, difundindo informações a respeito de cuidados básicos, que podem garantir uma vida mais longa e saudável.

O médico urologista André Lunkes, que atende pela Secretaria de Saúde de Xanxerê, relembra que o movimento do Novembro Azul começou para tratar da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas, ao longo dos anos, foi sendo ampliado para conscientizar o homem da importância de visitar um médico com frequência e de se preocupar mais com sua saúde de modo geral.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Em Santa Catarina, no ano passado, foram diagnosticados 1.720 novos casos, segundo o Inca. Além disso, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais causa mortes em homens no estado desde 2010, ficando atrás apenas do de pulmão.

André destaca que, a recomendação geral é que a partir dos 50 anos, todos os homens passem a fazer o rastreio do câncer com um urologista, mas, aquelas pessoas que possuem um risco aumentado de ter a doença precisam fazer mais precocemente. “Recomendamos que homens afrodescendentes e homens com histórico familiar do câncer, principalmente de primeiro grau, tanto paterno, quanto materno, procurem fazer o rastreio com um médico após os 45 anos de idade”, orienta o médico.

O urologista explica que através do rastreio e com um diagnóstico precoce do câncer de próstata, as chances de cura são de até 90%. “Sempre que diagnosticamos no começo, geralmente a doença é menos agressiva, tendo um grau mais leve. Se não diagnosticarmos no começo, ela vai avançando e se espalhando e a chance de cura diminui. Por isso, é necessária a consulta com o urologista, além da realização de exames periódicos. Tudo isso tende a levar para um diagnóstico de fase inicial e, assim, o câncer de próstata acaba sendo uma doença potencialmente curável”, ressalta.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Para a detecção precoce do câncer, André explica que são usados dois métodos de rastreio: o exame de PSA e o toque retal. “O PSA é uma proteína produzida pela próstata e mostra a atividade da mesma. Através do exame de sangue, conseguimos dosar o PSA e, quando em níveis aumentados, pode alertar para problemas na próstata, como inflamação, crescimento prostático excessivo, ou até mesmo o câncer. Já o toque retal é usado quando o câncer se desenvolve na próstata e, em fase inicial, não altera o PSA. Essa não alteração pode acontecer em até 20% dos casos, ou seja, a cada cinco homens, um deles não vai ter o PSA aumentado. Nesses casos, o diagnóstico é feito pelo toque retal. Quando fazemos o toque retal conseguimos sentir a zona periférica da próstata, onde 85% das vezes é o local onde o câncer se desenvolve”, explica o urologista.

Apesar dos dois exames se complementarem, André conta que muitos pacientes deixam o preconceito passar na frente de sua saúde e ficam indecisos em relação ao exame do toque retal.  “Infelizmente vemos na prática homens deixando o preconceito passar na frente da saúde. Sempre digo, o toque retal é um exame simples, que dura cinco ou dez segundos, mas que muda a vida da pessoa. Esse exame pode salvar uma vida, pode salvar um pai de família, pode salvar um avô. Temos que deixar esse preconceito de lado e fazer o rastreio, fazer a prevenção, fazer consulta de rotina, porque isso tem um impacto muito importante na sociedade”.

Além dos exames e consultas, o urologista xanxerense destaca que outros métodos podem ajudar a prevenir o surgimento do câncer de próstata, como manter um hábito de vida saudável, reduzir o estresse, se alimentar de forma adequada, dormir bem, praticar atividades físicas e tomar bastante líquido. “São medidas que com certeza combatem os desenvolvimentos dos cânceres, não só o de próstata, mas também diversos outros”, destaca André. Apesar desses cuidados, fatores como tabagismo e obesidade podem agravar a doença.

Para finalizar, André cita que a procura por consultas no mês de novembro tem aumentado em cerca de 50%. Para ele, o movimento do Novembro Azul chama a atenção para que os homens passem a procurar um médico especialista, o que torna o movimento ainda mais importante. “Notamos que nesse mês a procura é maior, os homens procuram os atendimentos com mais frequência, mostrando o impacto social que esse movimento causa”, finaliza.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram!
* Curta nossa página no Facebook!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.