Bombeiros


Bombeiros catarinenses ministram instruções de Intervenção em Áreas Deslizadas a colegas em SP

Por: Francieli Corrêa 21/08/2023 às 09:38 Atualizado: 28/08/2023 às 11:25

O Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) solicitou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com instrutores de Intervenção em Áreas Deslizadas, para suporte durante o Curso de Busca e Salvamento Urbano.

As instruções aconteceram nos dias 16 e 17, na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, para uma turma composta por 20 bombeiros de São Paulo e dois bombeiros do Paraná.

Para esta missão foram selecionados os capitães Fillipe Pamplona e Rubens Babel Júnior, integrantes da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC, pela experiência, tanto como instrutores, quanto em ocorrência de deslizamentos. Ambos são Comandantes de equipes de forças-tarefa.

O intercâmbio surgiu da participação de bombeiros militares de São Paulo no Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas em junho de 2022, realizado em Santa Catarina. Alguns dos participantes fazem parte da coordenação do Curso de Busca e Salvamento Urbano e, ao organizar a atual edição, decidiram solicitar à Santa Catarina que levasse a expertise e experiência na área, a fim de qualificar ainda melhor o corpo discente.

Instruções ministradas pelos militares catarinenses:

  • noções de mecânica dos solos;
  • segurança em operações;
  • técnicas de desmanche, com ênfase em desmanche hidráulico;
  • técnicas de escoramento;
  • sondagem de áreas deslizadas;
  • autossalvamento.

Desde 2020, o estado de São Paulo enfrentou grandes ocorrências de deslizamento: em 2020, na Baixada Santista, 45 mortos; em 2002, em Franco da Rocha, 18 mortos; em 2023, em São Sebastião, 65 mortos.

Foto: CBMSC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.