Geral


Casan avança nas obras do Projeto Chapecozinho

Por: Sanny Borges 09/08/2023 às 16:49 Atualizado: 16/08/2023 às 21:51

Uma obra grandiosa para enfrentar o problema da escassez hídrica no Oeste segue em ritmo acelerado. Neste mês de agosto, frentes de trabalho do Projeto Chapecozinho estão em dois municípios da região: Xanxerê e Xaxim

O Governo do Estado de Santa Catarina e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) investem R$ 380 milhões no empreendimento com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025.

Atualmente em Xaxim está em finalização o trabalho de assentamento das adutoras de água bruta e tratada nas regiões da Linha Pilão de Pedra e Fazenda Santo Antônio. Até agora, já foram 30 quilômetros de tubulação. Obras para a instalação de um reservatório de 3,5 milhões de litros na cidade também estão em curso.

Esse é um dos cinco tanques que compõem o sistema de abastecimento do Projeto Chapecozinho: os outros estarão em Chapecó e Xanxerê. Quando finalizadas as obras nos três municípios, o sistema contará com uma autonomia de 20,5 milhões de litros de água reservada.

Em Xanxerê, segue em andamento a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) que terá capacidade de tratar 1,2 mil litros por segundo. As instalações são planejadas para beneficiar cerca de 500 mil pessoas no longo prazo.

“A ETA vai auxiliar os municípios que sofrem com a escassez hídrica, além de atender a demanda de água nas cidades da região para os próximos 20 anos”, explica o diretor de Operação e Expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann. Dois reservatórios de 4 milhões de litros cada farão parte da estrutura.

O Projeto Chapecozinho tem como objetivo garantir o abastecimento de seis municípios mesmo em tempos de estiagem. Para isso, a água será transportada do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 km que vai de Bom Jesus até Chapecó, passando por Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas e Cordilheira Alta. Com 40% do cronograma finalizado, esta é a maior obra de abastecimento em execução no estado.

Fotos: Casan

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.