Comunidade


Prefeito de Xanxerê por duas vezes, Hélio Winckler deixa legado como político e empreendedor

Por: Francieli Corrêa 31/07/2023 às 08:35 Atualizado: 07/08/2023 às 19:06

A confirmação da morte do ex-prefeito de Xanxerê, Hélio da Silva Winckler, aos 71 anos, após sofrer um acidente doméstico na tarde do último domingo (31), pegou toda a comunidade xanxerense de surpresa. Ele morreu no Hospital Regional de Chapecó, a informação foi confirmada na noite de ontem. 

Hélio nasceu em 2 de dezembro de 1951, era casado com a senhora Nelci e teve duas filhas e quatro netos. Foi empresário do ramo de metalúrgica e da comunicação, comandando por muitos anos a Rádio Super Difusora, de Xanxerê. 

Na vida pública foi prefeito, presidente da Amai, vereador e secretário da região. Ele comandou o Executivo xanxerense por duas vezes: de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000 . Em 1997, também assumiu o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai). No Legislativo do município atuou de 1976 a 1982 e de 2009 a 2012. Em um dos mandatos de Esperidião Amin como governador do Estado de Santa Catarina, Hélio foi secretário do Oeste, cargo equivalente ao de secretário de Estado.

O, atualmente, senador Esperidião Amin, do PP,  deve vir a Xanxerê para o velório nesta segunda-feira. Hélio Winckler também era filiado ao partido. Outras autoridades também manifestaram suas condolências e devem participar da despedida durante o dia de hoje.

A Prefeitura de Xanxerê informou que vai decretar luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. O corpo de Hélio Winckler está sendo velado na Câmara Municipal de Vereadores desde o final da noite de domingo. O velório foi aberto ao público às 5h da manhã desta segunda-feira. 

A missa de despedida que estava programada para acontecer na Igreja Matriz, às 16h, vai ocorrer na Câmara Municipal, onde é realizado o velório. Logo após, seu corpo deve ser sepultado no cemitério Municipal de Xanxerê. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.