Geral


SC declara estado de emergência zoossanitária após casos de gripe aviária

Por: Sanny Borges 21/07/2023 às 13:38 Atualizado: 28/07/2023 às 16:50

Na quinta-feira (20), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou estado de emergência zoossanitária após a confirmação de casos de gripe aviária. O decreto foi publicado no Diário Oficial Estadual e tem validade de 180 dias.

A adoção da medida se deu após a detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave de fundo de quintal, no município de Maracajá, no Sul do estado, no dia 15 de julho.

Estados em alerta

Em maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia declarado estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. Agora, os 27 estados e DF farão uma ação em bloco para permitir uma resposta mais rápida em casos de novos focos de influenza aviária.

O ministério ressaltou que os estados devem adotar medidas e ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos, que reforcem o enfrentamento e a contenção da gripe aviária, mesmo em locais onde não há nenhum registro de focos.

O estado de emergência possibilitará a mobilização de verbas da União, a articulação com outros ministérios, organizações governamentais das três esferas e organizações não governamentais.

Japão suspende importação de aves de SC

Na última segunda-feira (17), o Mapa emitiu um ofício informando ao governo de Santa Catarina que o Japão decidiu suspender, temporariamente, a compra de carne de frango e seus subprodutos do estado.

Na quarta-feira (19), o governador Jorginho Mello esteve em reunião com o embaixador do Japão, Hayashi Teiji, na sede do Executivo de Santa Catarina, em Florianópolis, para discutir sobre o assunto.

O embaixador disse que, nos próximos dias, uma equipe do governo japonês estará em Brasília discutindo as regras e as medidas adotadas pelo país com relação à importação de alimentos de origem animal.

Erradicação

Após a confirmação do caso de gripe aviária, o governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Agricultura, adotou as medidas sanitárias necessárias, com base nos protocolos internacionais, para a erradicação do foco.

*Informações G1 SC e Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.