Comunidade


Hospital Regional São Paulo completa 49 anos

Localizado na cidade de Xanxerê, unidade hospitalar atende milhares de pacientes vindos de várias cidades da região, além de ser referência em cardiologia
Por: Francieli Corrêa 19/07/2023 às 08:48 Atualizado: 26/07/2023 às 13:28

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) completa 49 anos de inauguração nesta quarta-feira (19). A instituição, que nasceu da iniciativa da comunidade ainda na década de 1960, se tornou referência em cardiologia de alta complexidade e firma-se como instituição preocupada com o atendimento humanizado e de qualidade. Atualmente, o hospital é um dos pilares da assistência médica na região.

“Neste aniversário especial, é importante lembrar de todas as vidas que tocamos e transformamos. Cada paciente que entrou por nossas portas trouxe consigo esperança, confiança e a expectativa de receber os melhores cuidados possíveis. Ao longo desses anos, temos honrado essa confiança, fornecendo tratamento abrangente e compassivo a todos, independentemente de sua origem, condição socioeconômica ou estado de saúde”, destaca Ir. Neusa Lúcio Luiz, atual diretora-geral do HRSP.

Fundado em 1973, o HRSP teve sua estrutura doada ao Governo do Estado, que buscou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para assumir sua gestão. E, desde 1974 elas dedicam-se a essa missão. As portas foram oficialmente abertas ao público em 22 de abril daquele ano, sendo que a inauguração oficial ocorreu em 19 de julho, durante uma visita do então governador Colombo Sales a Xanxerê. 

Ao longo dos anos, o HRSP adaptou-se e ampliou seus serviços para atender às crescentes necessidades da população. Um marco significativo foi alcançado em 30 de setembro de 2004, quando o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para prestar atendimento especializado em cardiologia, especialmente em casos de alta complexidade. Com quase meio século de atuação é, hoje, um renomado centro de referência em cardiologia de alta complexidade no Oeste Catarinense.

“O HRSP tem sido um centro de referência em diversas áreas médicas, destacando-se por suas conquistas nos atendimentos em geral, com destaque nos serviços de alta complexidade no serviço de cardiologia e agora, também, nos serviços de vascular e endovascular. Nossa Residência Médica em Cardiologia nos mais diversos estágios que aqui temos, tem sido pilar fundamental no estudo e na pesquisa para o avanço da ciência e o aprimoramento de tratamentos, contribuindo para o bem-estar dos pacientes de toda nossa grande região Oeste e referência em nosso estado. Destaque especial também ao trabalho bonito que estamos realizando através da Rede Cegonha e ressaltando nosso título de Hospital Amigo da Criança”, destaca a diretora-geral.

Os serviços de cardiologia do hospital abrangem uma ampla área, atendendo as regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Alto Uruguai, estendendo-se até cidades como Caçador para tratamentos endovasculares e eletrofisiológicos. No atendimento emergencial, o hospital tem como foco principal o atendimento aos moradores da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai).

Com um total de 164 leitos, o HRSP oferece atendimento integral à comunidade, com 130 leitos destinados ao sistema público de saúde (SUS) e 34 leitos para pacientes particulares. O hospital conta com uma equipe de 581 funcionários, sendo 531 mulheres e 50 homens, além de prestadores de serviços terceirizados e médicos. Dentre os funcionários, 21 são portadores de necessidades especiais, além disso o hospital também apoia o desenvolvimento de 12 jovens aprendizes.

Atendimentos

Em 2022, foram realizadas 6.552 cirurgias e 1.608 crianças nasceram no HRSP. O hospital também prestou cuidados essenciais por meio de 9.964 internações e atendeu 56.206 pacientes no setor de emergência. Os ambulatórios, especializados em diversas disciplinas médicas e ortopédicas, registraram 19.229 consultas, e milhares de exames foram realizados em suas dependências.

Fotos: Ascom/HRSP

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.