Bombeiros


Manuseio de fogos de artifício requer certos cuidados

Caso de humorista da região que perdeu a mão manuseando fogos de artifício reacende alerta
Por: Sanny Borges 17/07/2023 às 10:18 Atualizado: 24/07/2023 às 21:16

Na última semana, o humorista Elvio da Nhaia, mais conhecido como Pilha, teve sua mão amputada após um acidente com fogos de artifício, em Xaxim. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Pilha destacou que é preciso ter muito cuidado ao manusear os fogos, reacendendo um alerta.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), uma a cada 10 pessoas que se acidentam em virtude do uso de fogos de artifício acaba tendo membros do corpo amputados, sendo, em grande parte, os dedos. Além de amputações, são comuns ocorrências envolvendo queimaduras graves e lacerações nas mãos, braços e rosto.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desaconselha a queima de fogos pela população. Apesar da advertência, eles orientam que se for utilizar, deve-se sempre seguir as instruções de segurança que constam nas embalagens.

O tenente Daniel Massarotte, do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, repassou algumas recomendações a serem seguidas quanto ao uso de fogos de artifício. Confira:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.