Política


Vereadores de Xanxerê participam de audiências em Florianópolis

Por: Sanny Borges 08/07/2023 às 17:40 Atualizado: 15/07/2023 às 20:40

O presidente do Legislativo xanxerense, vereador Rogerio de Oliveira, acompanhado dos outros três membros da mesa diretora, sendo o vice-presidente Altair Rossato, o 1º secretário Serginho Nunes) e o 2º secretário Sidinei Mesnerovicz, participaram de importantes reuniões na capital do Estado de Santa Catarina para discutir pleitos para o município de Xanxerê.

Ampliação do IFSC

Na segunda-feira (3), os vereadores estiveram em reuniões com a reitoria do IFSC e a com a presidência da Fiesc para tratar sobre a possibilidade de permuta de parte da área aonde está localizado o Senai, a qual o IFSC já demonstrou interesse para que possa fazer a ampliação de sua sede e poder abrigar mais cursos profissionalizantes e de nível superior.

Esta é uma reivindicação antiga do IFSC, que vê a necessidade da construção de um ginásio para que os alunos possam ter aulas de Educação Física.

Na reunião, que contou com a participação do vice-prefeito municipal, Adenilso Biasus, ficou definido que o pedido será formalizado em ofício assinado pelos Poderes Executivo e Legislativo, bem como a Reitoria do IFSC e a diretoria do IFSC Xanxerê, que esteve representada na reunião pelo diretor Ricardo Zanchet.

No ofício, o município demonstrará interesse em troca de espaço limítrofe com a Fiesc, que se mostrou receptiva ao pedido das lideranças xanxerenses. Existe também a possibilidade de a união construir um ginásio que seria compartilhado entre os alunos do IFSC e do Senai.

Alteração convênio de trânsito

Outra audiência dos membros da mesa diretora foi no Detran. Os vereadores foram reivindicar, junto ao órgão, que os valores referentes ao convênio dos recursos arrecadados com as multas, voltem a ser repartidos de forma igualitária entre a Prefeitura Municipal e as Polícias Civil e Militar.

Anteriormente, a repartição previa 1/3 para cada órgão e com o novo modelo o valor arrecadado com as multas de trânsito fica 70% com a prefeitura e os outros 30% dividido entre as polícias.

Esse corte no orçamento vêm prejudicando as policiais que tem dificuldades, inclusive, para manutenção de sua frota.

O diretor do Detran se mostrou receptivo ao pleito e diz que irá levar a estudo o pedido formulado pelos parlamentares xanxereenses.

Trevo Dharma Ville

Os legisladores xanxerenses também estiveram reunidos com a diretoria do Deinfra.

O objetivo da audiência foi as melhorias no acesso ao Loteamento Dharma Villa, ao Campus de Veterinária, da Coamo e do Frigorífico Arvoredo, na rodovia SC-480.

O local causa preocupação com o movimento intenso de veículos que passam por ali, diariamente, e que causa uma sensação de insegurança, principalmente aos moradores do loteamento.

De acordo com a diretoria do Deinfra, o projeto de revitalização do local já está em fase final de elaboração e, dentro de pouco tempo, deve ir para licitação. O órgão adiantou quebno local deverá ser construído um elevado que facilitará o acesso aos locais citados.

Pedidos ao Dnit

No Dnit, os vereadores estiveram fazendo pedidos ligados a BR-282. O principal pedido é a melhoria no trevo que liga o Contorno Viário a BR-282.

De acordo com o presidente do legislativo, este é o momento certo de pedir as melhorias, já que a BR-282 está em vias de ser duplicada. Desta forma, os pedidos que serão realizados antecipados devem ser contemplados no projeto de duplicação.

O pedido dos parlamentares xanxerenses é que seja construído um elevado para melhorar a circulação naquele local.

Outro pedido feito ao Dnit é que seja instalada uma barreira metálica de contenção (cerca) próximo a passarela da BR-282, para evitar que as pessoas atravessem pela rodovia e sejam obrigadas a usar a passarela. O local é muito perigoso e de trânsito intenso de veículos.

Criadouro

Outra reunião dos vereadores foi com representantes do IMA para tratar de assunto ligado ao criadouro de saguis, de Xanxerê, que está impedido de criar em cativeiro e comercializar os animais.

O objetivo dos vereadores é de buscar uma solução que permita o funcionamento do criadouro, que tem dado exemplo na preservação ao Meio Ambiente, mas que precisa desta comercialização para sua manutenção.

A orientação do IMA é para que seja feito um processo administrativo para que possa entrar na pauta de convocação das Câmaras de Julgamento do IMA, que irá encaminhar para apreciação do Conselho Estadual do Meio Ambiente para que seja analisado.

Além destas audiências, os membros da mesa diretora também estiveram na Secretaria de Estado da Assistência Social, da Mulher e da Família solicitando a liberação de verbas para a conclusão da Clínica da Apae em Xanxerê.

Os parlamentares também estiveram em diversos gabinetes das bancadas de seus partidos em busca de emendas para o município.

Fotos: Ascom

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.