Educação


Sinproeste realiza 1º Congresso de Educação do Oeste Catarinense

Por: Sanny Borges 03/07/2023 às 13:57 Atualizado: 10/07/2023 às 17:17

Com o objetivo de contribuir com a qualificação dos profissionais da educação, o Sindicato dos Professores do Oeste de Santa Catarina (Sinproeste) realizará o I Congresso das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação do Oeste Catarinense, com o tema “A autonomia do trabalho docente em questão”. O evento tem caráter acadêmico-científico e acontece nos dias 21, 22 e 23 de julho, no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó.

De acordo com a presidente do sindicato e professora do Colégio Expressivo Xanxerê,  Juleide Dias Almeida Corrêa, o objetivo do congresso é fomentar o debate acerca do trabalho docente em meio às políticas públicas de trabalho e educação. Além disso, proporcionar um espaço para que as professoras e professores possam participar de fórum acadêmico de qualidade e apresentar seus estudos e pesquisas de forma acessível.

“Sempre tivemos a pretensão de criar um congresso. Toda a sociedade questiona a formação, ética e didática dos professores e, como não temos um conselho regional ou código de ética, entendemos que agora é o momento para discutir e falar sobre a profissão de professor”, destaca Juleide.

O evento é destinado para profissionais da educação da rede particular e pública, gestores de instituições, estudantes, comunidade em geral e movimentos sociais de Chapecó e região. As inscrições para assistir ao congresso foram prorrogadas até o dia 15 de julho e podem ser realizadas pelo site: congresso.sinproeste.org.br. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

A programação está baseada em seis eixos temáticos e incluirá apresentações de trabalhos, painéis, conferências e palestras com profissionais de diversos estados do Brasil, entre eles PUC-SP, Unicamp, UFSC, Unesp, UEM, USP, Unioeste, UFRJ, UEM e Unochapecó.

Entre os temas que serão apresentados durante o congresso estão: desafios do trabalho docente no século XXI; a saúde dos professores - o que podem os sindicatos?; trabalho docente - novos rumos e possibilidades; trabalho docente, liberdade de ensinar e de concepções pedagógicas - o que podem fazer os professores?; a atividade docente em meio às relações de gênero, étnico-raciais e de classe; trabalho docente no ensino técnico e profissionalizante; entre outras.

“Convidamos todos os professores, gestores e aqueles que estão envolvidos no processo educacional para que venham participar do congresso. Vamos discutir a profissão de professor e quem sabe construir um código de ética e um conselho regional. Chamo a todos para que possamos discutir juntos uma nova forma de pensar em relação a ser professor”, convida Juleide. 

Sinproeste

Criado em 1990, o Sinproeste é um sindicato para os professores da rede privada de ensino no Oeste de Santa Catarina e tem como objetivo dar assistência aos professores através de um contato mais direto com a categoria.

Atualmente o sindicato conta com mais de mil sócios nos 45 municípios que abrange e atende toda a rede particular de ensino, Sistema S, cursos profissionalizantes e de idiomas. Para ser um afiliado, basta acessar o site sinproeste.org.br e preencher a ficha disponível ou então pelo WhatsApp do Sinproeste Xanxerê (49) 3433-9373.

“O sindicato tem a função de preservar e garantir que seja praticado as leis tribalistas. Buscamos não só a questão econômica, mas também as cláusulas sociais para todos os trabalhadores em educação do setor privado. Quando fazemos as negociações não estamos fazendo apenas para os associados, mas, sim, para toda a categoria. Por isso, é importante que os professores tenham a consciência coletiva de que alguém está lutando por eles e, dessa forma, se tornem associados do Sinproeste”, finaliza a presidente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.