Comunidade


Dia da Família Imigrante reuniu mais de 300 pessoas em Xanxerê

Por: Francieli Corrêa 02/07/2023 às 08:39 Atualizado: 09/07/2023 às 21:41

Mais de 300 imigrantes compareceram no Salão da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, em Xanxerê, no sábado, 1º de julho, para o Dia da Família Imigrante. O evento foi realizado pela Prefeitura de Xanxerê, com o apoio de diversas entidades, com o objetivo de acolher e dar suporte à integração social dos imigrantes que chegam ao município em busca de uma nova vida.

A ação é uma parceria entre Prefeitura de Xanxerê, Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Lions Clubes, Leo Clube, Fisk Xanxerê e Unoesc Xanxerê.

Estiveram no local profissionais da Secretaria de Saúde para orientar sobre a utilização da Rede Municipal de Saúde, aplicação da vacina da Influenza, verificação da Carteira de Vacinação, orientações sobre higiene bucal e também orientações sobre diluição e administração de medicamentos.

Os imigrantes que lá estiveram também puderam sanar suas dúvidas em relação a matrícula escolar, rematrículas, transferências de escolas com os profissionais da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Assistência Social esteve no local para prestar atendimento a respeito do CadÚnico, com orientação de cadastro e atualização cadastral, além de orientações do CRAS, agendas de atendimento e encaminhamento, CREAS, orientação das violações de direito, e do PETI, sobre a conscientização do trabalho infantil.

Uma equipe do Centro de Inovação e Geração de Emprego e Renda (CIGER) esteve no local também para prestar auxílio referente a regularização de imigrantes residentes em Xanxerê, informações sobre vagas de emprego e orientações gerais.

Houve ainda apresentações culturais, brincadeiras e jogos para as crianças, distribuição de lanche e intérpretes para facilitar a comunicação entre os imigrantes e as equipes que estiveram no local prestando as informações e orientações.

O padre Itamar Belebom, da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, um dos idealizadores do evento, destacou que ações como essa engrandecem o município, possibilitando que as famílias se sintam acolhidas. “Esses povos que aqui chegam trazem culturas diferentes, vêm para somar-se a todos nós. Se lembrarmos, todos somos imigrantes ou descendentes de imigrantes”. 

O pároco pontuou ainda que atualmente no Brasil existem cerca de 1,3 milhão de imigrantes distribuídos pelos estados e municípios, ao passo que 4,2 milhões de brasileiros estão espalhados em outros países. “Que eles possam se sentir bem, valorizados onde estão e contribuindo certamente para a cultura e engrandecimento dos nossos municípios e do nosso país”.

 O prefeito Oscar Martarello destacou, em sua fala, que o Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver, que o estado de Santa Catarina é um dos melhores  do país e que Xanxerê, além de ser um município em pleno crescimento no estado, com boa localização, inúmeras empresas, comércio e vagas de emprego, tem um povo receptivo, que abraça e acolhe todos que aqui chegam.

“Por isso que aqui é o melhor lugar para se viver. Sejam todos bem-vindos. No futuro, os netos e bisnetos de vocês se casaram com nossos netos e bisnetos e nós seremos um só povo, assim como foi com meus bisavós quando vieram da Itália. Sintam-se em casa, ajudem a tornar Xanxerê um lugar bom para nossos filhos, netos e nossas próximas gerações", disse o prefeito.

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.