Saúde


Xanxerê está longe da meta de vacinação contra gripe

Mesmo com a campanha prorrogada por um mês, não foi possível atingir a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo. Resultado é semelhante ao do estado e restante do país
Por: Francieli Corrêa 27/06/2023 às 11:08 Atualizado: 04/07/2023 às 13:31

Encerra na sexta-feira (30) a campanha de vacinação contra a Influenza, após ter sido prorrogada por um mês, devido à baixa cobertura vacinal alcançada até o final de maio, quando era para ter, a princípio, sido encerrada. Mas, mesmo com o calendário estendido, Xanxerê, assim como o restante do estado e do país, está longe de alcançar 90% do público-alvo, que é a meta do Ministério da Saúde. 

De acordo com a última atualização disponível na plataforma LocalizaSUS, Xanxerê registrou pouco mais de 10 mil doses aplicadas. A cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde, professores e crianças, grupos considerados prioritários para a vacinação, chegou a 40% no município. Desses, as mulheres no puerpério foram as que mais buscaram a imunização (58,3%).

> Entre no grupo de WhatsApp do TSX e não perca nenhuma notícia!

Santa Catarina alcançou 48,83%, com 1.752.274 doses aplicadas até ontem. Em todo o Brasil, a média da cobertura vacinal está em 50,46%. 

O Governo do Estado de Santa Catarina vem alertando sobre as altas taxas de ocupação das UTIs e dos casos graves de doenças respiratórias que estão aumentando. A Secretaria de Saúde do Estado também já informou que mesmo após a campanha, as doses da vacina vão continuar disponíveis nos postos municipais de saúde até o fim dos estoques de cada cidade.

Em Xanxerê são sete Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina: Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Sra. De Lourdes, São Romero, Vila Sésamo e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

A Campanha teve início no dia 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários, mas desde o dia 12 de maio, tendo em vista o aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, ela está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. 

A vacina da gripe protege contra os casos mais graves da doença e é uma proteção para evitar internações e até mortes. A imunização precisa ser reforçada todos os anos, visto que o vírus sofre mutações.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.