Inverno tem início nesta quarta com temperaturas menos rigorosas
A partir das 11h58 desta quarta-feira (21), o inverno inicia no Brasil, seguindo até às 3h50 do dia 23 de setembro. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, neste ano as temperaturas serão menos rigorosas no estado.
Isso se dá em razão da atuação do fenômeno El Niño, que é o resultado do aquecimento das águas do Pacífico Equatorial, com a mudança na circulação dos ventos e a distribuição de chuvas no planeta. Por isso, neste inverno, a frequência das chuvas será próxima ou acima da média em toda a região Sul do Brasil e temperaturas mais amenas.
Porém, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de passagens de frentes frias, atuação de ciclones e avanço de massas de ar polar em nosso estado. Essas massas podem causar frio intenso, que, dependendo das condições atmosféricas, favorecem a ocorrência de geada, precipitação invernal e congelamento de pistas nas regiões serranas.
Além disso, a influência dos ciclones e das frentes frias podem trazer chuvas melhores distribuídas pelo estado, porém com riscos relacionados a ventos fortes, mar agitado, ressaca e alagamentos costeiros.
El Niño
A chegada do El Niño foi confirmada neste mês pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). A tendência é que o fenômeno atue durante todo o inverno.
Durante a influência do fenômeno, a temperatura das águas chega a subir 0,5º C. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é a elevação do risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul.