Geral


6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense acontece no dia 25 de junho

Mario Harres, de Xanxerê, fala sobre o evento
Por: Sanny Borges 19/06/2023 às 11:33 Atualizado: 26/06/2023 às 22:51

No próximo dia 25 de junho, acontece em Chapecó a 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense. O evento faz parte das ações do Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho, data que marca a luta pelos direitos em todo o mundo.

Mario Harres, de Xanxerê e vice-presidente da Una LGBT de Chapecó, destaca que o evento é gratuito e aberto para todo o público LGBTQIA+ e simpatizantes. Segundo ele, haverá diversas atrações, shows e as ruas serão tomadas pela diversidade.

“Vamos ter apresentações artísticas, de drag queen e drag king, shows ao vivo, pintura facial, oficina de cartazes. Vai estar presente também a Defensoria Pública, que prestará serviço aos participantes em relação a resignação do nome social, casamento legal, adoção e demais questões jurídicas pertinentes à comunidade LGBT”, explica.

Temática plural

A 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense traz como tema em 2023 a saúde, o trabalho e a educação. Para Mario, a temática escolhida traz uma maior visibilidade acerca dos direitos sociais da população LGBT.

“A entidade tem uma preocupação muito grande não só com as questões da saúde, trabalho e educação, mas do acesso das pessoas LGBTs aos direitos sociais, aos serviços públicos como um todo. Por isso, trazemos essa tríade tão importante, porque queremos aprofundar o debate e não ficar apenas naquela superfície de falar do amor livre. Sabemos que ser livre para amar é importante, porém é ainda mais importante saber se as pessoas LGBTs estão tendo acesso, de forma igualitária e respeitosa, à saúde, trabalho e educação”, destaca.

O vice-presidente frisa ainda que a luta é para que quando a população LGBTQIA+, assim como outras minorias, procurar por esses serviços e atendimentos, sejam eles nas áreas de saúde, trabalho ou educação, possam ter abordagens mais humanas, acolhedoras e não discriminatórias.

“Falar de direitos sociais para pessoas LGBTs é falar do cotidiano dessas pessoas e de temas que são urgentes. A Una é uma entidade ampla e progressista, que fala de direitos, liberdade e das pessoas de modo geral. Damos ênfase para a comunidade LGBT, mas também lutamos pelos trabalhadores, por pessoas negras, mulheres e todas as outras lutas que possamos contribuir”, ressalta.

A 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense terá início às 15h, na Praça Central de Chapecó, com um momento político onde serão relembradas as vítimas da violência LGBT no ano de 2022 e, a partir das 16h30, acontece a descida pela Avenida Coronel Bertaso, marcando a caminhada da parada.

Haverá caravana de Xanxerê para Chapecó, com saída às 13h, na Praça Tiradentes. Os interessados podem entrar em contato com Mario Harres pelo telefone (49) 9198-1609.

Foto: Una LGBT Chapecó

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.