AMAI


Projeto “Multiplicadores Cuidando de Quem Cuida” é apresentado aos municípios da Amai

Por: Sanny Borges 16/06/2023 às 17:50 Atualizado: 23/06/2023 às 21:00

Um evento para vivenciar as práticas integrativas e discutir sobre a importância da saúde mental. Cerca de 150 professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários de educação, de saúde e psicólogos, vivenciaram durante a quarta-feira (14), em Vargeão, práticas voltadas a promoção da saúde mental. 

Organizado pela Amai em parceria com o município de Vargeão, o evento “Multiplicadores Cuidando de Quem Cuida”, trouxe aos participantes talks sobre prevenção e promoção da saúde mental dos educadores, vínculo, acolhimento, cuidado com a saúde mental,  a Lei 13.935/2019 e sobre os benefícios da alimentação saudável, de exercícios físicos, da yoga e auriculoterapia para a saúde mental. 

Paralelamente aos conteúdos, aconteceu práticas integrativas de auriculoterapia, reiki, massagem com óleos essenciais, manicure, design de sobrancelhas, e ao final foi realizada uma aula coletiva de Ioga.

Os participantes foram recepcionados ainda com uma cesta de produtos coloniais, café, chá e chimarrão. Tudo pensado e programado para que os participantes tivessem uma boa experiência e vivência, voltado a promoção do autocuidado.

Projeto Cuidando de Quem Cuida

O projeto socioemocional “Cuidando de quem Cuida”, foi desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde de Vargeão, como forma de atenção aos professores no retorno as aulas no período de pandemia da covid-19.

O projeto teve uma ótima aceitação e resultado positivo no município, sendo apresentado no Estado e em Brasília. 

Novos desafios

Diante dos novos desafios trazidos pelos ataques nas escolas de Saudades e Blumenau, criou-se na região da Amai um comitê de segurança envolvendo as secretarias de educação regionais, através do Colegiado da Amai, e entidades como a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, para pensar a segurança das nossas escolas.

A partir desse grande exercício de governança, foram apontadas diversas ações, dentre elas a implantação do projeto em toda região da Amai, com o objetivo de desenvolver ambientes facilitadores do cuidado socioemocional de todos os profissionais da educação, alunos e famílias. 

Multiplicação do projeto nos municípios

Para que os profissionais de toda rede municipal da região pudessem entender melhor o projeto, foi promovida a imersão socioemocional, sendo um momento de pausa, acolhimento, escuta e reflexões, com o intuito de fortalecer cada vez mais, o compromisso com uma educação que cuida de pessoas.

Fotos: Amai

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.