Comunidade


Doação de Sangue: a importância de um gesto simples que pode salvar vidas

Neste dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas durante todo o mês de junho ações visam conscientizar a população
Por: Francieli Corrêa 14/06/2023 às 11:02 Atualizado: 21/06/2023 às 14:45

Este mês é marcado pela campanha Junho Vermelho, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Neste período,  instituições de saúde, organizações e doadores se unem para incentivar a doação voluntária, que é necessária ao longo de todo o ano para suprir a demanda dos bancos e salvar vidas. E, para valorizar quem, de forma altruísta, pratica essa ação, no dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Segundo as autoridades em saúde, uma única contribuição pode ajudar a salvar até quatro vidas. Uma iniciativa que não custa muito para quem doa, mas pode significar uma nova chance para quem recebe. Com esse sentimento de solidariedade e senso de responsabilidade com o próximo, a moradora de Xanxerê, Daniela Santos, 47 anos, é doadora de sangue desde muito jovem.


Daniela trabalha no Hospital Regional São Paulo (HRSP) como coordenadora de hotelaria, o que já gera uma proximidade com pessoas que precisam de ajuda todos os dias. Mas, além disso, a família dela já foi ajudada através da solidariedade de outras pessoas. Sua irmã foi salva ainda quando bebê pela doação de sangue de um bombeiro e a mãe enfrentou sérios problemas de saúde ao longo da vida. Ela conta que se sente bem em poder ajudar as pessoas dessa forma, por entender a importância que o gesto tem para salvar vidas diariamente. 

“Doar sangue é um ato que só ajuda e faz bem para todo mundo, inclusive para quem doa. Saber que estou ajudando outras pessoas é muito gratificante. Sempre tive isso comigo e precisar dessa ajuda para as pessoas da minha família só potencializou minha vontade de ajudar”, comenta.

E para provar que fazer o bem é contagiante, o bom exemplo da Daniela já foi percebido pelo filho, Mathias, de 14 anos. Ele ainda não tem idade para ser um doador, mas quer somar a essa corrente do bem assim que for possível. “Quanto mais as gerações que estão vindo se conscientizarem da importância disso, nós teremos uma geração mais conscientizada e pronta a ajudar a comunidade. Eu fiquei muito feliz com a fala dele e de saber que ele quer ajudar também”, conta Daniela toda orgulhosa do filho. 

> Entre no grupo de WhatsApp do TSX e não perca nenhuma notícia!

A professora, Idania Rozalen, de 35 anos, também começou a doar sangue assim que completou a idade mínima exigida, lá em 2006. Ela possui uma tipagem sanguínea bastante rara (A negativo) e faz questão de fazer a sua parte ajudando a garantir que seu tipo sanguíneo esteja à disposição quando alguém precisar. 

“Sempre tive vontade de doar, mas tinha um pouco de receio. Minha motivação é que se trata de uma questão de amor, amor ao próximo, sentir que as pessoas precisam de nós e podemos fazer algo que não custa nada. É um gesto solidário que pode salvar vidas”, comenta a professora.

Ela ainda incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo. “Doar sangue é doar um pouquinho de vida a alguém. Você está transformando a realidade de uma pessoa que precisa muito de ajuda. Seja um doador”, diz. 


A doação de sangue é um processo seguro e rápido. Os bancos de sangue contam com profissionais qualificados e seguem rigorosos protocolos de higiene e segurança para garantir a saúde tanto do doador quanto do receptor. O sangue doado é dividido em componentes que podem ser utilizados separadamente para atender a diferentes necessidades.

Pequeno gesto com significado grandioso

A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas. Apesar disso, ainda há uma constante necessidade de aumentar a quantidade de doadores.

A farmacêutica-bioquímica e coordenadora do Laboratório e Agência Transfusional do HRSP, Karize Toldo Bufon, destaca que a quantidade de doadores, no Brasil, representa de 1,4 a 1,6% da população, “Um número extremamente baixo, se levarmos em consideração o número de habitantes em nosso país. Por outro lado, no ano de 2022 o Hemosc registrou um aumento de 3,4% no volume de doações de sangue”, comenta. 

Ainda segundo Karize, nos meses de outono e inverno a doação costuma cair um pouco mais, com o aumento das infecções respiratórias, o que acarreta na diminuição dos estoques do Hemosc. 

“As pessoas na maioria das vezes mobilizam-se para a doação de sangue quando é necessário. Em geral, a mobilização acontece quando uma pessoa conhecida precisa. O intuito das campanhas relacionadas às doações de sangue é para que elas aconteçam de forma espontânea, habitual e regular, independente das características individuais e de o doador conhecer ou não a pessoa que precisa, só desta forma os bancos de sangue conseguirão manter os estoques adequados de todos os hemocomponentes, todos os dias”

- destaca a coordenadora da Agência Transfusional HRSP.

A Agência Transfusional do HRSP, que fica em Xanxerê, é abastecida pelo Hemosc de Chapecó. O hospital recebe diariamente pacientes de toda a região, em diferentes situações que podem precisar de sangue ou de seus componentes, como vítimas de acidentes, por exemplo. Por mês são transfundidos, em média, 500 bolsas de hemocomponentes (entre concentrado de hemácias, crioprecipitado, plasma fresco congelado e concentrado de plaquetas). 

De acordo com Karize, algumas tipagens sanguíneas são mais difíceis de conseguir, como por exemplo: AB positivo, AB negativo, A negativo e B negativo. “Levando-se em conta que nós priorizamos a transfusão do mesmo grupo sanguíneo e Fator RH do paciente, para nós, a escassez de hemocomponentes com essas tipagens mais raras em nossos estoques nos induz a  intensificar as campanhas”, explica. 

Incentivo à doação através de campanhas

O Hospital Regional São Paulo, através da Agência Transfusional, realiza campanhas de doação de sangue levando doadores de toda a região a cada três ou quatro meses até o Hemosc de Chapecó, de forma gratuita.

“Nós temos uma lista de doadores cadastrados, e como sabemos que homens podem doar a cada 60 dias, podendo realizar até quatro doações ao ano, e as mulheres podem doar a cada 90 dias, podendo fazer até três doações ao ano. Reforçamos a importância de que cada vez mais novos doadores se cadastrem para que sempre possamos ter doadores ativos e disponíveis para levar até o Hemosc”, salienta Karize.

A próxima campanha ocorre no dia 1 de setembro. Informações sobre como participar podem ser obtidas através do telefone (49) 3441-7760. “É importante que as pessoas entrem em contato e inscrevam-se conosco, pois sabemos que compromissos e outras eventualidades podem surgir de última hora. Então, sempre nos dias antecedentes às campanhas, nós entramos em contato e caso o doador não possa ir nesta ocasião, nós remanejamos a lista para que todas as pessoas que realmente estão disponíveis para doar, consigam ir”, explica a coordenadora. 

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter repousado bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e ter um documento de identificação com foto para apresentar. Para saber mais sobre os critérios para ser um doador e agendar uma doação, basta acessar o site do Hemosc:  https://www.hemosc.org.br/

"Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais. Uma doação é pouco para quem doa, e muito para quem recebe”

- pontua a Karize. 

Ainda em Xanxerê, a Secretaria Municipal de Saúde também realiza, em parceria com o hospital, entidades e clubes de serviço, o transporte de doadores até o Hemosc de Chapecó, todos os meses. A ação faz parte da campanha Doar: um ato de amor. Os interessados podem procurar a secretaria ou ligar para o telefone (49) 3341-8585. Os inscritos passam por uma triagem antes do transporte. A próxima campanha ocorre no dia 13 de julho

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo, capaz de salvar vidas e trazer esperança para aqueles que dependem desse gesto. Diante da necessidade constante de sangue, é fundamental que mais pessoas se engajem e se tornem doadoras regulares. O Junho Vermelho é um marco para despertar a consciência de todos e contribuir para a construção de um mundo mais solidário e humano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.